Na virada de domingo (15) para segunda-feira (16), o Brasil parou para acompanhar a chamada Lua de Sangue. O eclipse, que teve seu ápice por volta da 1h11 (horário de Brasília), rendeu bons registros nas redes sociais. Confira algumas deles:

O eclipse lunar total ocorre quando Sol, Terra e Lua ficam perfeitamente alinhados, com o planeta fazendo sombra no satélite. Dessa vez, o fenômeno foi visível na América do Sul, Central e em algumas partes da América do Norte, Europa e África. 

Em São Paulo, o Planetário Ibirapuera promoveu uma virada noturna para observação do fenômeno. O mesmo foi feito no Planeta.RIO, na cidade carioca, e na praça dos Três Poderes, em Brasília.

Se você não conseguiu acompanhar o evento ou fazer fotos do eclipse, fique tranquilo: a próxima Lua de Sangue deve acontecer no dia 8 de novembro deste ano e será parcialmente visível no Brasil.

Além disso, o ano de 2022 ainda promete uma série de eventos astronômicos notáveis, desde chuvas de meteoros até superluas. Confira as datas neste texto do Gizmodo Brasil.