_Cultura

Quais os rivais de “Retratos Fantasmas” na briga pelo Oscar de filme estrangeiro?

Filme de Kleber Mendonça Filho vai representar o Brasil no Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional. Veja com quem o longa concorre

retratos fantasmas

Imagem: Reprodução

Na semana passada, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou a escolha do longa-metragem “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, para representar o Brasil no Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional.

Como destaca a Agência Brasil, o documentário disputou, na última fase da seleção, com “Estranho Caminho”, de Guto Parente; “Noites Alienígenas”, de Sergio Carvalho; “Nosso Sonho: A História De Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria; “Pedágio”, de Carolina Markowicz; e “Urubus”, de Claudio Borrelli.

“Retratos Fantasmas” a história do centro da cidade de Recife, em Pernambuco, a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos no século 20.

Com a confirmação, nesta quarta-feira (20), de que o drama sobre imigração “Io Capitano”, de Matteo Garrone, vai representar a Itália, a disputa ao prêmio fica cada vez mais acirrada. O filme italiano segue dois jovens africanos, Seydou e Moussa, que deixam Dacar, no Senegal, para chegar à Europa.

Com a cerimônia do Oscar marcada para 10 de março de 2024, os indicados serão anunciados em 23 de janeiro. Masb, antes disso, cada país deve submeter suas obras concorrentes até 2 de outubro. Conheça outros possíveis rivais do Brasil na disputa:

“Shayda” (Austrália)

No drama, uma jovem mãe iraniana e a sua filha de seis anos encontram refúgio num abrigo para mulheres na Austrália durante as duas semanas do Nowruz, o ano novo iraniano. O filme de Noora Niasari tem produção executiva de Cate Blanchett, estreou no Festival Sundance, além de vencer o prêmio do público no “World Cinema Dramatic”, segundo o Screen Daily.

“Perfect Days” (Japão)

Esta comédia dramática de Wim Wenders segue Hirayama (Kōji Yakusho), um empregado de limpeza de banheiros públicos em Tóquio cuja vida é revelada pouco a pouco através das músicas que ouve, dos livros que lê e das fotografias que tira. O longa estreou em Cannes, onde conseguiu o prêmio de Melhor Ator para Yakusho Koji. Além disso, será exibido na abertura do Festival Internacional de Cinema de Tóquio este ano.

“20 Dias em Mariupol” (Ucrânia)

O documentário sobre a Guerra na Ucrânia segue jornalistas na cidade de Mariupol durante os primeiros 20 dias de conflita na cidade. A obra recebeu prêmios no concurso Cinema for Peace, no Cleveland International Film Festival e no Sundance Film Festival, entre outros. Você pode ler mais sobre ele neste texto do Giz Brasil.

Com informações da Variety.

Sair da versão mobile