Qual a história por trás do vestido amarelo de Margot Robbie em “Barbie”
O fenômeno de bilheteria “Barbie”, da diretora Greta Gerwig, acompanha a jornada da boneca da Mattel, interpretada por Margot Robbie, pelo mundo real. Durante a aventura da personagem, vários figurinos icônicos são usados. Um deles, o vestido amarelo do final do longa, destoa do restante — e tem uma razão de ser especial por trás.
Nos momentos finais de “Barbie”, depois de derrubar o patriarcado imposto por Ken na Barbielândia, a protagonista desabafa sobre querer se tornar um ser humano real. Nesse momento, ela aparece com o vestido – da mesma cor do de Billie Eilish no clipe de “What Was I Made For?”, faixa da trilha sonora do longa.
Como sugeriu o Insider, a cor poderia funcionar como uma referência às sufragistas, manifestantes que reivindicaram o direito das mulheres ao voto nos Estados Unidos. Mas, segundo a figurinista da produção, Jacqueline Durran, o look da boneca neste momento foi pensado para representar a transformação da boneca para uma mulher real.
“As Barbies passaram por tudo isso e agora são as versões mais completas de si mesmas. E isso define o cenário para o que está acontecendo com a Barbie de Margot enquanto ela se torna humana”, disse Durran à Variety.
Vestido e acessórios são diferentes das roupas da Barbie
O vestido amarelo, assim como outras roupas usadas por Margot Robbie no filme, é parte da história do brinquedo. “Eu estava ansiosa para rastrear a história da Mattel nos figurinos. Perguntei a eles qual foi a fantasia mais popular nos últimos 5 a 10 anos. Acontece que é um vestido amarelo. Eu ia copiar aquele vestido, mas não seria realmente reconhecível o suficiente”, contou.
Então, ela aplicou a cor em um corte drapeado, construindo um modelo diferente dos clássicos da Barbie, que dá mais naturalidade ao corpo. “A característica da Barbie é ser cortada reta e criar uma forma que cai fora do corpo”, explicou a figurinista.
O salto tradicional também deu lugar a uma versão mais confortável, estilo tamanco. “Mudamos do clássico sapato de salto alto da Barbie para algo mais macio. Mas, ao mesmo tempo, tivemos que manter o salto”, disse.
Por fim, um medalhão de coração completa o visual. “No início do filme, ela tem acessórios de coração que ela usa na festa do quarteirão, e ela tem enormes brincos de coração, mas há algo naquele medalhão que o torna mais humano”, concluiu ela.