É verdade que a vacinação no Brasil caminha a passos bem lentos. Mas, a cada semana, mais e mais pessoas estão sendo imunizadas contra o novo coronavírus. Agora, ferramentas estão surgindo para estimar — com base nos dados disponíveis até o momento — quando você receberá a primeira dose da vacina no País. Uma dessas plataformas é o site Quando vou ser vacinado?, do perfil @CoronavirusBra1 no Twitter.

A página vai direto ao ponto: logo ao acessá-la, você se depara com dois campos — idade e o estado onde você mora. Há ainda uma caixa que você pode marcar caso faça parte do grupo prioritário previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI), que inclui trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, trabalhadores da educação, segurança e transporte, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores do sistema rodoviário, entre outros.

Para se ter uma ideia, eu, que vou fazer 31 anos este mês e moro na cidade de São Paulo, devo ser vacinado daqui 10 meses e 8 dias de acordo com a previsão do serviço. Se eu estivesse no grupo prioritário do PNI, o prazo cairia para 1 mês e 3 dias.

É importante, no entanto, ressaltar que as estimativas podem mudar diariamente conforme a velocidade de vacinação de cada estado, e todos os dados estão sujeitos a alterações a partir de mudança ou priorização por governos estaduais e municipais.

Imagem: Reprodução

O cálculo é baseado na média dos últimos sete dias de vacinação por estado; para grupos prioritários, leva-se em consideração a estratégia de vacinação contra o vírus Influenza/H1N1 de 2020, disponibilizado pelo DataSUS.

Assine a newsletter do Gizmodo

A plataforma é uma iniciativa do painel @CoronavirusBra1, que reúne dados da pandemia e da vacinação no Brasil. O projeto tem como voluntário o desenvolvedor Renan Altendorf (@altendorfme). Você pode acessar o site Quando vou ser vacinado? clicando neste link.