A adaptação live-action do famoso mangá “One Piece”, da Netflix, é o segundo programa mais caro já feito pela Netflix. Antes do lançamento da série, nesta quinta-feira (31), estimativas do Collider diziam que orçamento por episódio era de US$ 18 milhões. Ou seja, um total de US$ 144 milhões para os oito capítulos da primeira temporada.
A somatória representa cerca de US$ 40 milhões a mais do que o orçamento do anime original em seus mais de 20 anos. De acordo com o Anime News Network (via IGN), inicialmente, em 2017, era previsto um custo de cerca de US$ 10 milhões por episódio para o live-action.
Além disso, o valor por episódio também é maior do que o de outras grandes produções, como “Game of Thrones” e “The Mandalorian”, que custam US$ 15 milhões cada. Mesmo assim, há programas que gastaram mais, como “A Casa do Dragão”, com US$ 20 milhões por episódio, ou “Os Anéis do Poder”, três vezes caro mais que o spin-off da HBO.
“One Piece” também não é a série mais cara da Netflix, que gastou o dobro por episódio com o sucesso “Stranger Things”. Confira esta lista das 10 séries de TV mais caras da história no Giz Brasil.
Não se sabe qual é o cachê dos atores – que não deve ser tão grande quanto o dos veteranos de “Stranger Things”, como Winona Ryder, por exemplo -, mas é certo que a maior parte do orçamento foi para os vários efeitos especiais do programa. Além disso, a série ainda contou com gravações em diversas partes do mundo, incluindo a África do Sul, a Espanha e o México.
Investimento em “One Piece” vai valer a pena?
Agora, o que decide se o alto investimento valeu a pena é a audiência, ou seja, a quantidade de contas do streaming que assistem ao programa. Este ano, a Netflix mudou seu sistema de cálculo de audiência, levando “Wandinha” para o topo do top 10 das séries de língua inglesa na plataforma, no lugar de “Stranger Things”.
Além disso, a recepção da crítica e do público também é importante. Afinal, como provou o novo filme “Agente Stone”, apenas os resultados de audiência podem não ser suficientes para garantir a continuidade de uma produção.
Apesar de não ter tido sucesso com as adaptações live-action de “Death Note” e “Cowboy Bebop”, se “One Piece” tiver um sucesso semelhante à caríssima “Stranger Things”, com 140,7 milhões de visualizações na última temporada, terá grande chances de continuar.
Por fim, vale lembrar que o anime já desbancou a série de Eleven em um ranking de popularidade da plataforma TV Time ano passado.