Ciência

Quanto tempo a carne pode ficar guardada na geladeira?

Saiba como e por quantos dias é possível refrigerar carnes, frangos e peixes crus ou cozidos sem estragar

As carnes são um alimento comum na mesa dos brasileiros, mas sabe como e por quanto tempo armazená-las na geladeira? De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, alimentos perecíveis devem ser armazenados a 4 ºC ou menos. Além disso, não se pode deixá-los no balcão por mais de duas horas – ou uma hora, em dias com temperatura de 32 ºC ou mais. Então, por quantos dias é possível refrigerar carnes, frangos e peixes sem estragar?

whatsapp invite banner

CELULAR XIAOMI COM 33% OFF
Redmi Note 13 8+256G Global Version
R$ 1.166

Carne moída e bacon

Devido a possíveis bactérias que podem se espalhar ao moer, as carnes moídas cruas duram apenas de um a dois dias na geladeira. Elas devem ser descartadas em casos de mal cheiro ou mudança de cor completa. A forma correta de armazená-las é usando embalagens à prova de vazamentos, na parte mais fria do eletrodoméstico.

Para carnes cozidas a 71ºC, o prazo é de três a quatro dias. No caso do bacon, muitas vezes curado e defumado, a duração é maior e pode o consumo pode esperar até uma semana. Porém, é importante respeitar a data de validade informada na embalagem.

Frango cru e cozido

Assim como as carnes vermelhas, os frangos crus – inteiros ou não – devem ser cozidos a 74ºC de um a dois dias após a compra e armazenado da mesma forma, segundo a ONG Partnership for Food Safety Education.

Enquanto isso, o alimento já cozido também dura de três a quatro dias na geladeira. Para evitar oxidação, o cientista de alimentos Harold McGee recomenda temperos com compostos antioxidantes como orégano, louro, alecrim, endro e açafrão, por exemplo.

CELULAR XIAOMI COM 33% OFF
Redmi Note 13 8+256G Global Version
R$ 1.166

Salmão e camarão

Já peixes crus, como o salmão, também duram por até dois dias, embora seja aconselhável consumi-lo o mais rápido possível. Entretanto, quando cozido, ele pode durar até o dobro desse período – ou seja, no máximo quatro dias. O mesmo prazo vale para o camarão.

Contudo, a recomendação do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA é armazenar frutos do mar só depois do cozimento. Isso porque, com o costume das águas frias, a temperatura das geladeiras pouco influencia na conservação dos peixes crus. Portanto, uma saída é optar pela comida congelada.

Com informações do The New York Times.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas