Quanto tempo a carne pode ficar guardada na geladeira?

Saiba como e por quantos dias é possível refrigerar carnes, frangos e peixes crus ou cozidos sem estragar

As carnes são um alimento comum na mesa dos brasileiros, mas sabe como e por quanto tempo armazená-las na geladeira? De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, alimentos perecíveis devem ser armazenados a 4 ºC ou menos. Além disso, não se pode deixá-los no balcão por mais de duas horas – ou uma hora, em dias com temperatura de 32 ºC ou mais. Então, por quantos dias é possível refrigerar carnes, frangos e peixes sem estragar?

banner

[produto_amazon1]

Carne moída e bacon

Devido a possíveis bactérias que podem se espalhar ao moer, as carnes moídas cruas duram apenas de um a dois dias na geladeira. Elas devem ser descartadas em casos de mal cheiro ou mudança de cor completa. A forma correta de armazená-las é usando embalagens à prova de vazamentos, na parte mais fria do eletrodoméstico.

Para carnes cozidas a 71ºC, o prazo é de três a quatro dias. No caso do bacon, muitas vezes curado e defumado, a duração é maior e pode o consumo pode esperar até uma semana. Porém, é importante respeitar a data de validade informada na embalagem.

Frango cru e cozido

Assim como as carnes vermelhas, os frangos crus – inteiros ou não – devem ser cozidos a 74ºC de um a dois dias após a compra e armazenado da mesma forma, segundo a ONG Partnership for Food Safety Education.

Enquanto isso, o alimento já cozido também dura de três a quatro dias na geladeira. Para evitar oxidação, o cientista de alimentos Harold McGee recomenda temperos com compostos antioxidantes como orégano, louro, alecrim, endro e açafrão, por exemplo.

[produto_amazon1]

Salmão e camarão

Já peixes crus, como o salmão, também duram por até dois dias, embora seja aconselhável consumi-lo o mais rápido possível. Entretanto, quando cozido, ele pode durar até o dobro desse período – ou seja, no máximo quatro dias. O mesmo prazo vale para o camarão.

Contudo, a recomendação do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA é armazenar frutos do mar só depois do cozimento. Isso porque, com o costume das águas frias, a temperatura das geladeiras pouco influencia na conservação dos peixes crus. Portanto, uma saída é optar pela comida congelada.

Com informações do The New York Times.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas