Ciência

Quase foi para o lixo: espada viking rara é descoberta na Noruega

Segundo os arqueólogos, a espada tem mais de mil anos e está bem preservada, medindo cerca de 37 centímetros.
Imagem: Condado de Rogaland/Divulgação

Um fazendeiro de uma pequena cidade da Noruega descobriu por acaso uma rara espada milenar viking. A descoberta ocorreu enquanto ele removia o lixo e arava a terra em um campo que não era arado há anos.

whatsapp invite banner

“Eu e meu filho estávamos arando o campo e removendo pedras antes de fazer um intervalo. Foi aí que vi um objeto de ferro que estava indo jogar fora, mas descobri que era uma espada”, diz Øyvind Tveitane Lovra, que encontrou o artefato.

O fazendeiro decidiu chamar as autoridades locais da cidade de Suldal após inspecionar o objeto, no final de maio. Assim, arqueólogos confirmaram a hipótese, destacando essa ser a primeira vez que uma espada viking é encontrada na região de Rogaland, no oeste da Noruega. 

De acordo com o Museu de Arqueologia da Universidade de Stavanger, a espada que o fazendeiro encontrou é um artefato bastante raro.

Os arqueólogos Lars Søgaard Sørensen e Kim Thunheim disseram que essa descoberta é única. Os dois profissionais foram à fazenda em Suldal para encontrar o homem que achou a espada viking e levar o artefato para análise.

fazendeiro com espada Viking rara na Noruega.

Øyvind Tveitane Lovra com a espada Viking em mãos. Imagem: Condado de Rogaland/Divulgação

“A espada era o principal símbolo de status na Era Viking, sendo um privilégio obter autorização para carregar uma espada. Para nós, arqueólogos, não é frequente uma experiência dessas”, afirmou Sørensen à imprensa local.

Durante o período Viking na Noruega, a espada era obrigatória para os homens livres durante assembleias e reuniões.

Espada rara

Segundo os arqueólogos, a espada tem mais de mil anos e está bem preservada, medindo cerca de 37 centímetros. Além disso, uma análise utilizando raio-x permitiu que os arqueólogos encontrassem uma inscrição na lâmina da espada, revelando sua origem.

Pelas inscrições, os arqueólogos acreditam que essa espada pode ser do famoso grupo de espadas medievais Ulfberht. Além disso, o professor de arqueologia da Universidade de Stavenger, Sigmund Oehrl, explica que essas espadas eram de alta qualidade e produzidas no Império Franco, atual Alemanha. As marcações informavam o ferreiro que criou a espada.

De acordo com pesquisadores, há 170 espadas Ulfberht, com a maioria descoberta na Escandinávia – 45 na Noruega –, mostrando o uso desse tipo de espada durante a Era Viking.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas