Recorde: astronauta americano retorna à Terra após 355 dias no espaço

Essa foi a segunda missão espacial de Vande Hei, que agora soma nada menos que 523 dias fora da Terra
Astronauta americano
Imagem: NASA/Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (30), o astronauta americano da NASA Mark Vande Hei pousou na Terra após 355 dias na Estação Espacial Internacional (ISS). Esse foi o período mais longo que um tripulante da NASA passou em missão única no espaço.

whatsapp invite banner

O americano retornou em uma nave espacial russa, um movimento que havia levantado preocupações semanas atrás. Com a guerra na Ucrânia, surgiu o receio de que as tensões em terra pudessem atrapalhar a colaboração no laboratório orbital. Felizmente, isso não aconteceu. 

Vande Hei, inclusive, não voltou sozinho. Como programado, a Soyuz MS-19 trouxe também os cosmonautas da Roscosmos Pyotr Dubrov e Anton Shkaplerov. O pouso aconteceu no Cazaquistão, a sudeste da cidade de Dzhezkazgan. Vande Hei será levado de volta ao Johnson Space Center em Houston, Texas, enquanto os russos seguirão para Star City, perto de Moscou.

Essa foi a segunda missão espacial de Vande Hei, que agora soma 523 dias no espaço. Sua recente estadia de quase ano mudou o livro dos recordes, colocando o astronauta da NASA Scott Kelly, que passou 340 dias na ISS, na segunda posição. 

Os números acima se referem apenas aos americanos. A pessoa que passou mais tempo no espaço em missão única foi um russo, Valery Polyakov, que ficou na ISS durante 437 dias. 

Dubrov viajou à ISS junto com Vande Hei, passando também 355 dias em órbita. Shkaplerov, por sua vez, ficou um pouco menos – 175 dias no total.

A NASA transmitiu o pouso dos astronautas ao vivo em seu canal no YouTube. Confira:

Após o pouso, os astronautas são carregados para fora da nave e passam por um intenso check up. Eles ficaram quase um ano sob ação da microgravidade, podendo apresentar perda da massa muscular e óssea. No vídeo, também é possível notar óculos escuros sendo colocados nos astronautas, que voltam agora a sentir os impactos da gravidade, dos raios solares e tudo mais que só a Terra pode oferecer. 

Mas o Sol não parece incomodar. Antes de sair da estação espacial, Vande Hei deixou o recado: “Eu tenho um trabalho interno, 24 horas por dia, 7 dias por semana, há quase um ano, então estou ansioso para estar ao ar livre, não importa o tipo de clima”.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas