Ciência

Recorde: chineses encontram ovos de dinossauro menores que os de codorna

Os cientistas revelaram que os seis ovos têm apenas 30 milímetros de comprimento, cinco milímetros a menos que um ovo de codorna. 
Imagem: Universidade de Geociências da China/Divulgação

Descobertos em 2021 na China, os menores ovos de dinossauros do mundo foram agora reconhecidos como recorde. Mas um detalhe chama a atenção: pertencem a uma espécie ainda desconhecida de terópodes.

Pesquisadores descobriram esses seis ovos fossilizados perto de uma construção em Ganzhou, na China, em 2021. Após três anos de análises em laboratório, os cientistas confirmaram que eles são, oficialmente, os menores ovos de dinossauros do mundo.

Em um estudo publicado no último dia 14, revelaram que os seis ovos têm apenas 30 milímetros de comprimento, cinco a menos que um ovo de codorna.

Mas a descoberta não consistiu somente em medir o tamanho dos ovos. Para entender o máximo possível sobre os fósseis, os cientistas utilizaram equipamentos especializados.

De acordo com o jornal Global Times, da China, a equipe de paleontólogos, geocientistas e especialistas em evolução trabalhou com microscópios eletrônicos e ferramentas de difração para examinar os detalhes dos minúsculos ovos.

Menores ovos de dinossauros têm 80 milhões de anos

Os fósseis têm 80 milhões de anos e não pertencem a espécies conhecidas de dinossauros, apesar de serem de terópodes. Desse modo, os cientistas estabeleceram um novo gênero e espécie, bem como uma nova classificação de taxonomia de ovos, Minioolithus guanzhouensis. 

“Minioolithus” significa “pequenos ovos fossilizados” em grego, enquanto “ganzhouensis” representa a cidade na China onde os cientistas acharam os menores ovos de dinossauros.

Além disso, os resultados da análise descobriram que os seis fósseis continuam nas mesmas condições de quando foram encontrados.

Os fósseis ao lado de um polegar evidenciam o quão pequeno são os menores ovos de dinossauros. Imagem: Universidade de Geociências da China/Divulgação

De acordo com os cientistas, os primeiros anos de análises dos menores ovos ajudaram a entender melhor como os dinossauros formavam seus ninhos. Possivelmente, a descoberta será útil para compreender melhor os desenvolvimentos reprodutivos e evolutivos dos terópodes.

Agora, os pesquisadores querem usar microtomografia computadorizada para reconstruir o lugar onde os dinossauros enterraram esses ovos para identificar qual era a espécie.

Vale lembrar que Ganzhou se tornou um hub de fósseis de dinossauros, sobretudo em lugares de construção. Na mesma construção onde encontraram os menores ovos do mundo, paleontólogos também descobriram uma nova espécie de tiranossaurídeo.

Japão vs China: quem tem os menores ovos de dinossauros?

O Minioolithus guanzhouensis pode entrar para o Guinness, superando o Himeoolithus murakamii, dinossauro do tamanho de uma galinha, com ovos de 4,5 centímetros.

Curiosamente, os ovos foram descobertos no Japão em 2020, um ano antes de os chineses encontrarem os atuais menores do mundo. O fóssil do Himeoolithus murakamii tem 110 milhões de anos, ou seja, são do início do cretáceo, enquanto os chineses são do final do período.

Essa diferença entre idades e tamanho pode fornecer pistas sobre a espécie que habitou a China e colocou os menores ovos do mundo.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas