Homens ficam com visão azulada e daltonismo por dias depois de tomar remédio para disfunção erétil
Os médicos estão encontrando ainda mais homens com episódios estranhos de problemas de visão depois de tomar o medicamento para disfunção erétil citrato de sildenafila, mais conhecido como sildenafil ou pela marca Viagra. Um novo estudo de caso feito na Turquia e publicado esta semana detalha 17 homens que tomaram o remédio e desenvolveram sensibilidade à luz, visão turva e até visão azulada — sintomas que felizmente eram apenas temporários e provavelmente muito raros.
O artigo, publicado na Frontiers in Neurology, é uma revisão dos casos de 17 homens que visitaram uma clínica oftalmológica especializada no hospital Dünyagöz Adana, na Turquia. Os homens, que passaram em consulta entre agosto de 2017 e março de 2019, haviam tomado sildenafil pela primeira vez. Quase imediatamente, eles experimentaram vários distúrbios visuais e outros sintomas que duraram até um ou dois dias.
A lista de sintomas variou de dores de cabeça e azia a visão embaçada e cianopsia, também conhecida como ver o mundo em azul. Aqueles com visão azul também desenvolveram daltonismo verde-vermelho durante aqueles dias, fazendo com que qualquer coisa vermelha ou verde parecesse marrom. Metade deles tinha sensibilidade à luz, sendo um caso caracterizado como “muito grave”.
Sabe-se que o sildenafil às vezes causa problemas de visão, incluindo a visão azulada, mas os sintomas geralmente duram apenas algumas horas, não dias. Ainda assim, os médicos aconselharam os pacientes que seus problemas oculares provavelmente desapareceriam sem qualquer intervenção. E foi justamente isso que aconteceu: no momento da consulta de acompanhamento, três semanas depois, todos os pacientes haviam se recuperado completamente.
Não é a primeira vez que pessoas que tomam sildenafil sofrem de problemas oculares surpreendentes. Um estudo de caso de 2018 de Nova York no ano passado, por exemplo, detalhou um homem que tomou muito sildenafil e acabou com uma visão permanentemente avermelhada. O novo artigo também faz referência a outro caso de um homem que tomou sildenafil e outros medicamentos relacionados para se preparar para a remoção de sua próstata e também teve daltonismo temporário.
Ainda assim, esses incidentes parecem incrivelmente raros, e provavelmente existem algumas circunstâncias atenuantes. Por um lado, todos os pacientes do relatório haviam tomado a dose máxima recomendada de sildenafil. No caso do homem de Nova York, ele provavelmente tomou muito mais do que o recomendado, depois de ter comprado pela internet uma versão líquida do remédio. Como o caso de Nova York, os 17 homens do novo relatório tomaram o medicamento sem receita médica.
Também sabemos que o sildenafil e outras drogas similares funcionam afetando a circulação sanguínea, o que explica os efeitos colaterais visuais que às vezes podem causar. Mas nesses homens, condições genéticas podem dificultar o processamento da droga, deixando a substância no corpo por mais tempo do que o seguro; eles também podem ter mutações que tornam seus olhos mais vulneráveis à maneira particular como o sildenafil afeta o organismo, dizem os médicos.
“Embora esses medicamentos, quando usados sob o controle de médicos e nas doses recomendadas, ofereçam suporte sexual e mental muito importante, doses não controladas e inadequadas não devem ser usadas ou repetidas”, disse o oftalmologista Cüneyt Karaarslan, autor do estudo, em comunicado divulgado pelos editores do periódico.
Portanto, embora esses casos possam ser assustadores, provavelmente quem já está tomando sildenafil sem nenhum problema não precisa se preocupar. No mínimo, você deve evitar tomar uma grande dose de qualquer medicamento para disfunção erétil, especialmente sem a supervisão de um médico.