Não são bons tempos para o Snap. A dona do Snapchat, que não vendeu quase nada do seu primeiro hardware, irritou grande parte dos seus fãs com o novo design – incluindo a modelo Kylie Jenner – e está agora na mira da cantora Rihanna. Ela pediu nesta quinta-feira (15) que seus seguidores deletassem o app depois de ver uma propaganda que fazia chacota do caso de violência doméstica que ela sofreu há alguns anos.
• O visual do Snapchat vai mudar por ser muito difícil de usar
• O CEO do Snapchat não está nem aí se você não gostou do novo visual do app
• Snap deve lançar um novo Spectacles ainda este ano, mas não espere muitas mudanças
Em uma propaganda do Would You Rather?, um app de escolhas, era feita a pergunta: “Qual você prefere?”, e duas imagens eram mostradas logo abaixo da questão: uma da Rihanna, com o texto “esbofetear Rihanna”, e a outra com o rapper Chris Brown, acompanhada do texto “Socar Chris Brow”, como aponta o New York Times.
Snapchat, eu sei que você já não é o meu app favorito! Mas estou tentanto entender o motivo desta bagunça! […] Vocês gastam dinheiro animando algo que intencionalmente causaria vergonha em vítimas de violência doméstica e tiram sarro disso!
Em 2009, quando os dois formavam um casal, Rihanna foi fisicamente agredida pelo rapper. Imagens do rosto ferido da cantora surgiram pela internet, e Brown se declarou culpado no processo – ele serviu 108 dias de prisão em 2014.
Queda
Apesar da propaganda não ser do Snapchat, ela foi aprovada e disponibilizada pelo serviço. E o resultado? Nada bom: não se sabe quantas pessoas deixaram a rede por causa do pedido da cantora; sabe-se, no entanto, que as ações do Snapchat caíram 4,7% no pregão dessa quinta. Ai!
A rede se manifestou por meio de um comunicado, dizendo que a propaganda foi aprovada por engano, já que ela viola as diretrizes de publicidade do Snapchat. Ela foi removida, e a rede afirmou também nessa quinta que a publicidade “nunca deveria ter aparecido no serviço”.
É a segunda vez em menos de um mês que a rede irrita uma famosa. No final de fevereiro, o Snapchat foi alvo do desgosto da modelo Kylie Jenner, que não curtiu a remodelação imposta ao serviço no início deste ano e perguntou para seus mais de 24 milhões de seguidores no Twitter se alguém mais também havia deixado de usar a rede. “Ugh, que triste”, disse.
O resultado também não foi nada bom para o serviço, cujas ações despencaram 8,4% depois da modelo se manifestar negativamente sobre a rede.
Maus bocados
No geral, não tem sido um ano muito agradável para o Snap, e, não, isso não é só porque algumas famosas se irritaram com a rede.
Depois de perder uma grande parcela do mercado para o Facebook com as inúmeras cópias do Snapchat que a rede implementou, o serviço tentou inovar o aplicativo, com uma remodelação que separa a propaganda e o conteúdo de influenciadores do conteúdo produzido por seus amigos – o resultado não foi nada bom, fazendo surgir até mesmo um abaixo-assinado que colheu mais de 1 milhão de assinaturas.
Além disso, o Spectacles, os óculos-câmera do Snap, não venderam tão bem, e a companhia teve que gastar muito dinheiro para mantê-los em depósito. Boatos afirmam que uma nova versão do Spectacles chega ainda neste ano, mas talvez seja tarde demais para apenas um novo e simples hardware conseguir tirar a companhia do buraco em que ela continua a se enfiar.