A Meta Platforms, empresa controladora de Facebook, Instagram e WhatsApp, está fazendo testes com uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial para criar ambientes no metaverso.

O que mais impressiona é a forma como o robô, o Builder Bot, funciona. Para criar os lugares no metaverso, basta descrevê-los. Feito isso, a ferramenta adiciona o ambiente para o usuário.

Em vídeo demonstrando o funcionamento do Builder Bot, Mark Zuckerberg descreve os elementos que deseja no ambiente que o bot vai os renderizando.

O cofundador do Facebook pede elementos como uma ilha e nuvens. Além disso, é possível adicionar música e efeitos sonoros, como os mostrados no vídeo, música tropical e sons de ondas e gaivotas.

Veja a demonstração completa no vídeo abaixo.

O Builder Bot utiliza entrada de voz para adicionar elementos tridimensionais com os quais os usuários possam interagir enquanto estiverem conectados no metaverso. A Meta ainda não está satisfeita e pretende aprimorar ainda mais a ferramenta e trazer novas possibilidades de criação.

A inteligência artificial parece ser a aposta da vez de Zuckerberg, que anunciou outras novidades de IA recentemente. Outra ferramenta é um tradutor universal utilizando inteligência artificial e um novo modelo de tradução de idiomas que não seja baseado em um banco extenso de dados escritos.