Ciência

Robô submarino grava lula mãe protegendo seus ovos

Segundo os pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Monterey Bay Aquarium, o que faz dessa lula especial é o tamanho dos ovos que ela bota
Imagem: YouTube/Reprodução

Cientistas do Instituto de Pesquisa do Monterey Bay Aquarium (MBARI), na Califórnia, afirmam ter descoberto uma espécie desconhecida de lula usando um robô submarino de última geração que a gravou cuidando de ovos surpreendentemente grandes.

whatsapp invite banner

O robô submarino Doc Ricketts gravou a cena no fundo do mar, 2.566 metros abaixo da superfície, em 2015. No entanto, os pesquisadores divulgaram as imagens na quarta-feira (12), detalhando comparações entre essa lula e descobertas similares de biólogos marinhos que colocam essa espécie como novo membro da família Gonatidae.

A expedição que descobriu essa lula aconteceu Golfo da Califórnia no México. Segundo os pesquisadores, o que faz dessa lula especial é o tamanho dos ovos que ela bota. Os ovos são duas vezes maiores que os das outras espécies de lulas do fundo do mar. 

Uma equipe composta por pesquisadores de três instituições analisou meticulosamente as imagens do Doc Rickets e examinaram espécies de lulas similares registradas em expedições anteriores.

A maioria das lulas põe ovos extremamente pequenos, com cerca de 6 milímetros de diâmetro. Contudo, o vídeo que o robô submarino gravou mostra a nova espécie de lula chocando ovos com o dobro do tamanho convencional.

Veja as imagens abaixo

Os pesquisadores publicaram as descobertas na revista acadêmica Ecology, destacando que ainda há muito para se estudar sobre as lulas que habitam o fundo do mar.

“Tecnologias avançadas como o robô submarino nos ajudam a compreender melhor a vida de espécies de lula no fundo do mar, revelando novas e fascinantes informações. A cada nova obervação, encaixamos uma peça nesse quebra-cabeça”, diz Henk-Jan Hoving, co-autor do estudo.

Segundo os pesquisadores, uma lula mãe gasta muita energia ao chocar ovos e acaba morrendo após os filhotes nascerem. No entanto, o “seu sacrifício amplia as chances dos filhotes sobreviverem”, explicou, por fim, Hoving.

Assine a newsletter do Giz Brasil

 

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas