Rocket Lab marca data para missão que vai buscar vida em Vênus

Missão da Rocket Lab quer verificar se há indícios de vida nas nuvens de Vênus; anteriormente, missões identificaram gás fosfina no planeta vizinho
Rocket Lab marca data para missão que vai buscar vida em Vênus
Imagem: Rocket Lab/Flickr/Divulgação

A empresa espacial norte-americana Rocket Lab confirmou nesta quarta-feira (17) que lançará uma missão privada a Vênus em 2023. A espaçonave deve decolar em 24 de maio e contará com equipe científica do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). 

whatsapp invite banner

Essa é a 1ª viagem espacial particular a Vênus e a 1ª oportunidade de pesquisar nuvens venusianas nos últimos 40 anos. Em comunicado, a companhia do empresário Peter Beck disse que a missão quer saber se “estamos sozinhos no universo”. 

Entre os objetivos da missão, a Rocket Lab disse que quer procurar condições habitáveis e sinais de vida nas nuvens de Vênus e amadurecer a espaçonave Photon. “É o 1º passo em uma campanha de pequenas missões para entender melhor Vênus”, diz o texto. 

Assim que alcançar a órbita de Vênus, a nave quer implantar uma pequena sonda na atmosfera do planeta. Essa sonda deve enviar dados à Terra para o início da fase científica da missão. 

A sonda tem cerca de 1kg de carga útil e é composta por materiais que garantam o isolamento térmico do computador de voo, rádio e instrumentos de pressão operacional. 

Esses últimos devem atuar como um dissipador térmico para combater o calor de Vênus: a atmosfera do planeta é extremamente densa, com pressão do ar semelhante ao oceano profundo da Terra. Além disso, a temperatura média por lá chega aos 450ºC. 

Missão busca indícios de vida em Vênus

Se conseguir superar o clima venusiano, a sonda deve verificar se há produtos químicos orgânicos nas partículas das nuvens de Vênus –e, por consequência, se existe vida por ali. 

Não é por acaso: em setembro de 2020, cientistas identificaram gás fosfina na atmosfera do planeta vizinho. A molécula, composta por um átomo de fósforo e três átomos de hidrogênio, logo foi associada à vida. Microorganismos a produzem nas entranhas de animais e locais com baixo oxigênio, como pântanos, por exemplo. 

“Essa missão é a 1ª oportunidade de sondar diretamente as partículas das nuvens de Vênus em quase quatro décadas”, diz o comunicado. “Mesmo com as restrições de massa e taxa de dados e o tempo limitado na atmosfera de Vênus, a ciência inovadora é possível”. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas