Roswell 75 anos: streaming grátis traz novo documentário do mais famoso OVNI
Em comemoração ao 75º aniversário do famoso incidente de Roswell, a plataforma de streaming Tubi está lançando um documentário sobre a suposta queda de uma nave alienígena nos Estados Unidos.
O caso que virou lenda ocorreu no dia 7 de julho de 1947, quando um fazendeiro chamado William Ware “Mack” Brazel ligou para um xerife local para relatar a descoberta de estranhas peças metálicas em sua propriedade localizada em Roswell, no estado americano do Novo México.
Após o relato, oficiais do Exército de Roswell foram até o local para recolher os materiais. Na época, um comunicado para a imprensa foi emitido em que era relatado a descoberta dos restos de um “disco voador” que caíra do céu, algo desmentido horas depois.
Esse documento foi o suficiente para gerar especulações ao longo dos últimos 75 anos. Inclusive, boatos sugeriam que os militares teriam recolhido corpos humanoides de alienígenas com cabeças grandes para uma base militar. A história alimentou várias teorias conspiratórias de ufólogos, o que acabou gerando inúmeros artigos de jornais e revistas, além de livros, filmes e séries de TV.
Porém, de acordo com um longo relatório da Força Aérea dos Estados Unidos, de 1994, os materiais encontrados em Roswell não faziam parte de uma espaçonave extraterrestre, mas sim os restos de um balão espião experimental. Batizado de Projeto Mogul, o balão de alta altitude tinha o objetivo de detectar testes de armas nucleares e lançamentos de mísseis balísticos da então União Soviética.
O relatório afirma ainda que as peças encontradas não tinham nada de extraterrestre, sendo apenas restos de papel alumínio, fita adesiva, borracha e bastões. Já as histórias de “corpos extraterrestres” eram, na verdade, bonecos que faziam parte de testes de alta altitude da Força Aérea durante o ano de 1953, que acabaram sendo confundidos com o incidente de Roswell, ocorrido anos antes.
Por outro lado, um ex-militar da Força Aérea americana, Frank Kaufmann, afirma ter visto em 1947 dois corpos com rostos cinzas, carecas e com os olhos um pouco esbugalhados. Segundo a Folha de S. Paulo, ele diz ainda que testemunhou militares colocando mais 5 corpos em sacos plásticos.
Roswell, 75 anos depois
De acordo com o site Space, ao longo de duas horas, o novo documentário “Aliens, Abductions, and UFOs: Roswell at 75” investiga o caso, aborda sobre os mistérios em torno da base militar conhecida como “Área 51” e discute o que o governo americano sabe sobre o fenômeno OVNI. O longa traz entrevistas com jornalistas e especialistas no assunto, além de pessoas que afirmam ter sido abduzidas. O trailer pode ser visto abaixo:
O documentário foi lançado exclusivamente no Tubi na última quarta-feira (6) nos Estados Unidos. Contudo, no momento do fechamento desta matéria, o novo longa ainda não estava disponível no Brasil.
Entretanto, os brasileiros podem assistir na mesma plataforma outros documentários sobre o caso Roswell. É o caso do “Roswell UFO Conspiracy: Unlocked”, de 2020; e “The Roswell UFO Report: Fact or Fiction”, de 2021, por exemplo.
O Tubi é uma plataforma de streaming gratuita –suportada por anúncios– controlada pela FOX Entertainment. O serviço conta com mais de 40 mil filmes e séries, estando disponível nos EUA, Canadá, México, Austrália e Nova Zelândia. O serviço pode ser acessado no Brasil, porém, os conteúdos não contam com suporte a áudio e legendas em português.