O tão esperado evento da Apple na segunda-feira (25) provavelmente terá uma revelação dos próximos serviços de streaming de TV e de notícias por assinatura da companhia. Mas há uma possibilidade de que a Apple também possa abordar seu serviço de jogos por assinatura, informou a Bloomberg no sábado (23).

O serviço de jogos, relatado pelo Cheddar em janeiro, terá supostamente como foco principal o agrupamento de jogos para iPhones e iPads e funcionará basicamente como uma “Netflix dos jogos”. A Bloomberg noticiou que a Apple pode discutir o serviço durante seu evento de segunda-feira, mas disse que a empresa também pode adiar até junho, quando realizará sua Conferência Mundial de Desenvolvedores. Citando fontes familiarizadas com os planos da empresa para o serviço, a Bloomberg afirmou:

A empresa coletaria essas taxas mensais e então dividiria a receita entre os desenvolvedores com base em quanto tempo os usuários passam jogando seus jogos, uma das pessoas disse. A Apple provavelmente está considerando títulos populares pagos na App Store e excluiria títulos que são gratuitos para download, mas que geram receita por meio de compras no aplicativo.

A Apple não respondeu imediatamente a um pedido de entrevista do Gizmodo sobre a reportagem da Bloomberg.

O Cheddar noticiou anteriormente que a Apple estava trabalhando no serviço de jogos, citando cinco fontes que afirmaram que as conversas com os desenvolvedores começaram em 2018. Na época, ainda havia uma questão de se a empresa estava seriamente se empenhando no produto. Como informou o Cheddar, o projeto estava “ainda nos estágios iniciais de desenvolvimento, e a Apple poderia, por fim, decidir abandoná-lo”.

Mas a informação da Bloomberg sobre a busca da Apple por jogos pagos para a plataforma — diferentemente daqueles que arrecadam dinheiro por meio de ofertas dentro de aplicativos — parece ser mais uma forma de a empresa aumentar suas ofertas de serviços. Como o Cheddar apontou, o esforço colocado pela empresa em serviços vem em um momento em que ela está procurando expandir sua receita, já que as vendas de aparelho estão desacelerando, paralelamente a uma época em que vemos uma onda de streaming e serviços de assinatura.

Mesmo que o suposto serviço de jogos da Apple não seja anunciado nesta segunda-feira, ainda há muitas possibilidades (principalmente rumores) para o que Tim Cook tem na manga. E, como o Verge observou, falar do serviço de jogos em sua conferência de desenvolvedores pode fazer mais sentido. E mais, além dos serviços de notícias por assinatura e de streaming de filmes e séries, ainda há uma chance de vermos algumas revelações de hardware na segunda-feira também. Porém, dado o hábito da Apple de nos manter em suspense, qualquer coisa pode acontecer até amanhã.

[Bloomberg]

Recent Video fro