Este ano, a Microsoft trouxe ao mercado vários Lumias de entrada e intermediários. Só teremos lançamentos na linha high-end quando o Windows 10 para celulares estiver pronto – e surgiram possíveis detalhes sobre esses novos smartphones.

Segundo o The Verge, a Microsoft está trabalhando em dois novos Lumias high-end rodando Windows 10, com codinomes Cityman e Talkman.

O Cityman teria tela de 5,7 polegadas com resolução 2560×1440, processador Snapdragon octa-core, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento expansível por microSD.

Ele teria suporte ao novo Continuum para celulares, uma espécie de “modo PC”: você o conecta a um monitor via HDMI, e ele exibe uma interface bem semelhante à de um desktop, com menu Iniciar e interações via teclado e mouse. (Ele não roda programas de PC, apenas apps para smartphone.)

Isso exige hardware adicional, pois o smartphone precisa comandar duas telas (a própria e a externa) ao mesmo tempo. O Cityman ainda teria uma câmera traseira de 20 megapixels com flash LED triplo, câmera frontal de 5 MP e bateria removível.

Foto por Mauro Fuentes/Flickr
Foto por Mauro Fuentes/Flickr

Por sua vez, o Talkman teria algumas diferenças: tela de 5,2 polegadas com resolução 2560×1440, e processador Snapdragon hexa-core – as outras especificações seriam iguais.

Em abril, o site Nokia Power User mencionou alguns detalhes que batem com as especificações vazadas agora:

O Lumia 940 pode ostentar uma tela de 5,2 polegadas, enquanto o Lumia 940 XL pode ter um display de 5,7 polegadas. Ouvimos dizer que o sensor da câmera traseira pode subir para 24-25 MP, em vez dos atuais 20 MP no Lumia 930. Eles certamente contarão com uma câmera frontal de 5 MP ou mais. Também ouvimos alguns recursos interessantes como interação 3D, scanner de íris e suporte nativo a caneta stylus.

Ambos rodarão o Windows 10 para smartphones, com interface atualizada, notificações interativas, o navegador Spartan, apps mais completos da suíte Office, entre outros. Ele será uma atualização gratuita para todo dispositivo rodando Windows Phone 8.

Você pode testar o Preview ao se inscrever em insider.windows.com, baixar o app Windows Insider e baixar a prévia mais recente do Windows 10. (Se quiser voltar ao Windows Phone 8.1, siga estas instruções.)

A versão final será lançada ainda este ano, alguns meses depois do Windows 10 para PCs, e junto aos novos smartphones. [The Verge]

Foto por Martin Küttner/Flickr