O Google está preparando um novo e melhorado app de mensagens, de acordo com o The Wall Street Journal. Se for robusto como alguns dos recentes serviços apresentados pela empresa, essa pode ser uma ótima notícia.

O novo app voltado para o mundo mobile vai supostamente usar inteligência artificial e chatbots para facilitar a vida dos usuários. Os chatbots funcionariam mais ou menos como um mecanismo de busca; envie uma mensagem, receba em troca a resposta.

Isso não é novidade para o Google. Talvez você lembre do serviço SMS do Google, que mandava uma resposta com base em uma pergunta enviada para o número 4004. Mais recentemente, produtos como o Google Now passaram a usar muito bem dicas de contexto assim como comportamento armazenado para prever com precisão o que você se interessaria em saber em determinado momento. Talvez algo assim seja usado neste novo app.

O Google tem bastante dificuldade quando tenta entrar no espaço social. Atualmente o principal meio de mensagens da empresa é o Google Hangouts, que é um app fantástico, mas não consegue competir com outras plataformas como o Facebook Messenger ou o WhatsApp. O Google não é nada bom em formar comunidades (ainda mais depois do fim do Orkut).

Por fim, o rumor é um tanto curioso, considerando outro recente de que o Google pretende remover a funcionalidade de SMS do app do Hangouts.

Obviamente, é tudo rumor nesse momento, mas é um rumor interessante. O Google chegar atrasado não significa que ele não tenha força para conquistar seu espaço – o ótimo serviço Fotos, por exemplo, foi lançado neste ano e surpreendeu a todos. Será que o novo Google Messenger será o próximo grande serviço do Google? Só o tempo irá dizer.

[WSJ]

Imagem via AP.