Rumor: Meta trabalha na criação de chatbot com diferentes personalidades

A expectativa é que o chatbot da Meta chegue já no próximo mês, e que assuma diferentes "personas", de acordo com as preferências do usuário
Durou pouco: Zuckerberg volta atrás e desiste de vender NFTs no Instagram
Imagem: Flickr/Reprodução

A Meta, empresa que controla Facebook e Instagram, planeja lançar um chatbot de Inteligência Artificial (IA) capaz de assumir personalidades diferentes. A informação, revelada pelo Financial Times, aponta que a Meta está investindo em IA para reter usuários.

A expectativa é que os chatbots estreiem já no próximo mês, e consigam manter diálogos com os usuários de forma humanizada.

A nova ferramenta deve ter diferentes personalidades. Segundo a reportagem do Financial Times, a Meta já testou um bot baseado na personalidade do ex-presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln. Outro exemplo de persona dá conselhos de viagem como se fosse um surfista.

Além de aumentar o engajamento, os chatbots também podem coletar mais sobre os usuários, o que pode ajudar a Meta a segmentar melhor o conteúdo e anúncios.

Em uma apresentação para investidores no fim de julho, o chefe da Meta, Mark Zuckerberg, disse que a empresa está se concentrando “na inteligência artificial no curto prazo e no metaverso no longo prazo.”

Mark disse ainda que a Meta está totalmente comprometida com o metaverso juntamente com seus investimentos em IA, e disse que as duas áreas se sobrepõem e são complementares.

Seguindo a concorrência 

Os rumores sobre o lançamento da Meta surgem após a rede social Snapchat lançar seu chatbot My AI para todos os usuários em abril deste ano. A nova ferramenta o app pode oferecer recomendações, responder a perguntas e conversar com os usuários. Como você viu aqui no Giz Brasil, o Google Assistente também irá ganhar mais funções baseadas em IA generativa num futuro próximo.

O ChatGPT, febre que popularizou os chatbots responsivos, lançou no fim de julho seu aplicativo oficial para Android. Antes, a única maneira de usar o ChatGPT no Android era acessando o site.

Segundo a OpenAI, o ChatGPT para Android chega primeiro ao Brasil, Bangladesh, Estados Unidos e Índia — é provável que mais países recebam o app em breve.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas