
Rumor: OpenAI pode lançar rede social rival do X

A OpenAI está desenvolvendo uma rede social. Pelo menos, é o que afirma uma matéria do portal The Verge, publicada nesta terça-feira (15). Segundo a publicação, que cita informações de fontes próximas ao assunto, a rede social da OpenAI seria similar ao X (antigo Twitter).
O projeto, ainda nos estágios iniciais, pretende incorporar os recursos de geração de imagem do ChatGPT a um feed. Apesar de poucos detalhes, as fontes revelaram que Sam Altman, CEO da OpenAI, já está perguntando a opinião de pessoas do ramo sobre o projeto.
No entanto, a matéria ressalta não haver informações se a empresa lançará a rede social como parte do ChatGPT ou uma plataforma separada.
Curiosamente, o desenvolvimento de uma rede social da OpenAI similar ao X aumentaria as tensões entre Sam Altman e Elon Musk. Em fevereiro, Musk ofereceu US$ 97,4 bilhões para comprar OpenAI. Contudo, Sam Altman rejeitou a proposta e respondeu de maneira sarcástica com uma oferta de US$ 9,74 bilhões para adquirir o Twitter. Mas a concorrência direta não será com o Twitter/X.
Por que a OpenAI quer criar uma rede social?
A possível entrada da OpenAI no setor pode afetar os planos da Meta, que trabalha em um feed de rede social para o seu próximo aplicativo de assistente de IA.
Aliás, quando surgiram os rumores de que a Meta desenvolvia um rival ao ChatGPT, Sam Altman também usou o sarcasmo como resposta. “Beleza, talvez a gente faça uma rede social”, disse o CEO da OpenAI em uma publicação no X.

No tweet seguinte, Altman brinca com a possibilidade da OpenAI usar uma carta reversa do Uno no Facebook. Pela resposta, a plataforma da OpenAI já estava nos planos desde o início do ano. Imagem: Screenshot/Giz Brasil
Mas, deixando o sarcasmo de lado, o principal motivo para a OpenAI criar uma rede social é a chance de garantir acesso seguro a dados gerados por usuários em tempo real.
Tais dados possibilitaram a criação do Grok, de Elon Musk, e os modelos Llama, da Meta. Ao criar sua própria plataforma, a OpenAI poderia obter datasets exclusivos para ampliar seus recursos de IA.
Aliás, uma das fontes da matéria cita que o protótipo de rede social da OpenAI pretende utilizar a IA para ajudar os usuários a compartilhar conteúdos melhores. A fonte cita que a integração do Grok no X causou inveja na OpenAI.