E já temos novos rumores sobre os próximos smartwatches da Samsung. Se antes rolavam boatos de que a companhia adotaria de vez o Wear OS — o que, de fato, vai acontecer graças a uma parceria da empresa com o Google —, agora temos aquelas que seriam as primeiras renderizações do suposto Galaxy Watch Active 4.

As imagens são cortesia dos vazadores @OnLeaks e GizNext (sem relação com a gente aqui do Gizmodo). À primeira vista, os produtos não se desviam da estética geral da linha Watch Active, mas há algumas pequenas mudanças. As bordas parecem um pouco mais longas, não há mais espaço entre a alça e a caixa, e as formas dos botões também são mais finas.

De acordo com o GizNext, o relógio será feito de alumínio, virá nos tamanhos de 40 mm e 44 mm e será alimentado por um novo processador de 5 nm. As renderizações mostram opções nas cores preto, prata, verde e dourado, embora os responsáveis pelo vazamento indicam que esses tons podem parecer diferentes do produto real. O SamMobile, por exemplo, afirma que o tom em ouro é, na verdade, mais próximo de um rosado, e que haverá uma opção na cor branca.

O que as renderizações não mostram é uma moldura giratória física, mas os fãs do recurso ainda não têm com o que se preocupar. Embora o Watch Active original tenha dispensado a borda giratória, ela voltou no Active 2, mas como uma moldura “acoplada” à tela sensível ao toque.

Este é o convite para o evento da Samsung no MWC 2021. Imagem: Samsung

Apesar dos vazamentos, ainda permanecemos com algumas dúvidas. Como funcionará a nova plataforma unificada do Tizen-Wear OS e quais aspectos do software da Samsung serão mantidos? No mês passado, durante o Google I/O 2021, Samsung e Google confirmaram uma parceria para a criação de um novo sistema operacional chamado Wear OS Até agora, sabemos que a plataforma promete melhor duração da bateria, um ecossistema de aplicativos mais robusto e desempenho mais rápido.

Provavelmente, não teremos que esperar muito para ver como será o mundo dos smartwatches em uma era pós-Tizen. Espera-se que a Samsung anuncie o Galaxy Watch Active 4 em 28 de junho, durante o Mobile World Congress — que este ano foi postergado devido à pandemia de Covid-19. A transmissão acontecerá às 15h15 no horário de Brasília.

É provável que o evento seja dedicado apenas ao Galaxy Watch Active 4, pelo menos no que diz respeito a relógios inteligentes. O Galaxy Watch 4, que é um modelo mais sofisticado, só deve dar as caras entre agosto e outubro, quando é esperada a nova geração do Galaxy Fold.