Tecnologia

Rússia desenvolve drone lança-chamas para usar na guerra

Objetivo é combater drones incendiários ucranianos que passaram a ser usados nos últimos meses
Imagem: YouTube/Reprodução

Recentemente, a Rússia afirmou ter desenvolvido um drone lança-chamas para utilizar na guerra contra a Ucrânia. Conforme as imagens divulgadas no Telegram, o veículo parece ser um modelo comercial equipado com um compartimento especial que transporta uma substância inflamável.

Black Friday
Apple iPhone 14 Plus (128 GB) – Meia-Noite
R$ 4.599

O objetivo é abater drones ucranianos incendiários que vem sendo utilizados na guerra para causar incêndios em áreas de floresta onde há tropas e equipamentos russos. Além disso, eles são usados há alguns meses para expor localização de forças inimigas e também intimidar soldados adversários em terra. Confira o vídeo:

Os veículos não tripulados da Ucrânia transportam substâncias altamente inflamáveis, algo que a Rússia deseja aproveitar para facilitar o abatimento dos veículos. No entanto, o manuseio não é uma tarefa tão simples e pode ser um enorme desafio para o exército russo.

Alguns especialistas olham o novo drone lança-chamas com bastante ceticismo. Isso porque ele teria muita dificuldade para atingir alvos em movimento. Para funcionar efetivamente e causar a combustão do Vant inimigo, ele teria que ser posicionado muito precisamente, só assim poderia causar o máximo de dano.

Além disso, outro fator que pode limitar seu uso em um cenário real de combate é que ele pode carregar uma quantidade bastante limitada de substância inflamável e, muito provavelmente, após um único ataque, teria que retornar à base para ser reabastecido.

Guerra na Ucrânia

Iniciada em fevereiro de 2022, após ataque com mísseis e invasão russa ao território ucraniano, a guerra já resultou em significativas baixas militares de ambos os lados. Isso também inclui civis que ficaram presos em zonas de conflito ou foram vítimas de bombardeiros russos em várias cidades do país.

Os drones são fundamentais para ambos os lados nesse conflito. Isso seja para realizar ataques contra posições inimigas ou reconhecer terreno, o que auxilia na tomada de decisões estratégicas. Além de veículos aéreos, a guerra também usa drones terrestres equipados com armas de alto calibre.

VEJA TAMBÉM:

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas