Existe possibilidade de os smartphones passarem a vir sem um carregador na caixa, com a venda separada do item. Algumas reportagens indicam que a Samsung estuda uma medida como essa para os seus celulares a partir de 2021.

A ideia passou a circular com rumores de que a Apple pretendia baratear o iPhone 12, mas para isso venderia o adaptador de tomada separadamente. A coisa ganhou força depois de consumidores relatarem uma pesquisa em que a marca perguntava o que dono de iPhone fazia com carregadores antigos.

De acordo com uma reportagem do veículo sul-coreano ETnews, fontes do mercado apontam que a Samsung também planeja deixar de lado os adaptadores da caixa de seus smartphones a partir de 2021. A justificativa é de que a maior parte dos consumidores já têm um carregador em casa, mas a companhia conversa com parceiros da indústria para entender o impacto da medida.

Em tese, a retirada do carregador poderia baratear os smartphones, mas isso é mais provável para a ponta do fabricante do que para o consumidor. Um carregador rápido da Samsung de 15W custa R$ 99 no site da companhia.

Uma mudança como essa também pode gerar uma procura maior por alternativas não-oficiais, que nem sempre são tão seguras para carregar o celular. De qualquer modo, ainda é muito cedo para dizer se a ideia vai para frente, mas a recepção dos consumidores não parece ser das mais positivas, apesar da justificativa ambiental de uma medida como essa.

Ainda não está claro se essa mudança afetaria somente os modelos topo de linha ou se a Samsung deixaria de incluir um adaptador de tomada em smartphones mais baratos. A marca ainda não se pronunciou sobre o assunto.