Pouco a pouco, estamos conhecendo como serão os novos aparelhos de topo de linha da Samsung antes do evento de lançamento, que está marcado para o dia 11 de fevereiro. Vazamentos já indicam que o nome dele será Galaxy S20 (e não S11) e que haverá uma versão Ultra, mais avançada que a Plus. Agora, novas informações mostram as especificações das câmeras dos três aparelhos, e haverá um sensor de 108 megapixels.

De acordo com informações do Ice Universe, famoso pelo acesso a vazamentos da Samsung, o Galaxy S20 terá uma câmera principal de 12 megapixels, uma telefoto com 64 megapixels e uma ultrawide de 12 megapixels. O S20+ (ou Plus) virá com esse mesmo esquema, mais um sensor time-of-flight para uso em modo retrato.

No Galaxy S20 Ultra estará um sensor de 108 megapixels. Além dele, o conjunto de câmeras deve contar com uma telefoto de 48 megapixels, uma ultrawide de 12 megapixels e um sensor time-of-flight.

Se você achou estranho que a câmera telefoto do S20 Ultra tenha menos megapixels do que as do S20 e S20+, saiba que não foi o único. De acordo com o Android Authority, porém, a câmera do modelo Ultra terá capacidades de zoom mais avançadas — rumores apontam para um zoom óptico de 10x, além de um zoom híbrido de até 100x. Já a câmera do S20 e S20+, com sensor ISOCell S5KGW2, deve oferecer zoom óptico de 3x e híbrido de 30x.

Além disso, o S20+ poderá gravar vídeos com resolução 8K a 30 quadros por segundo ou com resolução 4K a 60 quadros por segundo.

Não é a primeira vez que um smartphone oferece uma câmera com 108 megapixels. O Xiaomi Mi CC9 Pro, anunciado em novembro, já tem um sensor desses — que é fabricado pela própria Samsung, inclusive.  Ainda não sabemos se o S20 Ultra usará o mesmo sensor ou outro.

16 GB de RAM e carregamento rápido

Outras especificações do Galaxy S20 Ultra também estão sendo objeto de rumores. De acordo com informações encontradas pelo Android Authority, o aparelho terá:

  • 12 GB ou 16 GB de RAM, dependendo da configuração.
  • Opções de armazenamento com 128 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB.
  • Bateria de 5.000 mAh, com carregador de 45W.
  • Suporte a 5G.

Ao que tudo indica, o S20 Ultra ocupará o lugar que pertenceu ao S10 5G na última geração. Já o S10e parece que não terá um sucessor. A decisão lembra a da Apple em não lançar um iPhone 11R como descendente direto do iPhone XR, mas sim posicionar o iPhone 11 como modelo de entrada, ao lado de duas opções mais avançadas, o Pro e o Pro Max.

[Android Authority 1, 2, Digital Trends]