_Samsung

Samsung traz nova linha de TVs 8K ao Brasil apostando que teremos conteúdo ainda neste ano

Nova linha de TVs 8K da Samsung partem de R$ 15 mil; marca aposta que até o fim do ano teremos videogames e títulos de streaming com a resolução.

Samsung QLED 8K 2020

Nova QLED 8K, da Samsung. Crédito: Samsung

A Samsung trouxe no ano passado as primeiras TVs 8K no Brasil, ainda que não tivesse muito conteúdo com esta resolução. Nesta terça-feira (16), a companhia anunciou duas novas séries de aparelhos, praticamente dobrando a aposta, só que desta vez o discurso da empresa foi um pouco diferente.

“Até o final do ano, os consumidores poderão usufruir de streaming e videogame em resolução 8K”, disse Erico Traldi, diretor de produto da divisão de TV da Samsung Brasil, durante apresentação. A notícia é interessante, pois antes disso a aposta da empresa consistia em melhorar conteúdos Full HD ou 4K de modo que parecessem 8K.

Não sabemos ainda qual console suportará tal resolução, mas neste ano teremos novidades tanto da Sony como da Microsoft. No streaming, ainda não existe transmissão via 8K, mas se pintar algo deve vir da Netflix, porém vai ser interessante ver qual será a conexão necessária para isso. A Netflix, por exemplo, recomenda conexão de 25 Mbps para 4K.

Q950T e Q800T

Detalhes de resolução à parte, vamos falar das duas linhas de TVs 8K. Aqui, a que tem o número maior é a mais sofisticada. Então, o modelo mais avançado é o Q950T.

Com uma tela de 85 polegadas de pontos quânticos, visualmente a principal característica da Q950T é seu design quase sem bordas. A Samsung diz que 99% da parte frontal da TV é display puro. O modelo também é bem fino, com uma espessura de 1,5 cm.

Enquanto não chegam os conteúdos 8K, a Samsung aposta no upscaling, a melhoria das imagens por meio de seu processador Quantum 8K, que está presente também no modelo Q800T. Aliás, uma das novidades proporcionadas pelo chip é o que a empresa chama de “inteligência de som anti-ruído”.

Para entender o funcionamento, pense que alguém está passando o aspirador na sua casa enquanto você assiste a um programa. O sistema reconhece o ruído e aumenta o som da voz para que a pessoa entenda o que é dito, apesar do barulho.

Fisicamente, a Q800T é um pouco diferente: ela tem borda infinita, mas não tão fina quanto a Q950T. A Samsung argumenta que esta linha é para tentar popularizar a categoria 8K. Então, ela tem diferentes tamanhos de display (começando em 65 polegadas), mas ainda é bem cara para boa parte da população.

Os modelos têm conexão única — é possível fazer com que todos os fios fiquem em uma central, evitando aquele emaranhado de cabos atrás da TV — e são compatíveis com suporte no gap, que faz a tela ficar praticamente rente à parede.

Os modelos suportam três assistentes de voz. Ele sai da loja com Alexa; no terceiro trimestre, passa a suportar a Bixby em português, e o Google Assistente chega no quarto trimestre. Como ocorre desde o ano passado, os modelos suportam iTunes e AirPlay, da Apple.

Preços sugeridos pelos modelos Q950T e Q800T:

The Frame

Ainda falando em modelos topo de linha, a Samsung disse que eu julho chegaria a nova versão da The Frame, uma TV super fina de resolução 4K que parece um quadro.

Ela conta com o modo quadro, no qual o usuário pode selecionar obras de arte pré-carregadas pela Samsung (vem 20 pré-carregadas) ou adquirir imagens por meio de um sistema de assinatura.

Como nos modelos 8K, ela pode ser pendurada com o suporte no gap, conta ainda com o sistema de conexão única e tem o controle remoto único (se você tem TV a cabo, pode controlar a TV e o set-top-box da operadora com o equipamento da Samsung).

Preços sugeridos para os modelos The Frame:

Atualização (19h38): preços atualizados de acordo com novo comunicado da Samsung

Sair da versão mobile