Semana passada, começaram a circular números da Strategy Analytics dizendo que a Samsung vendeu mais smartphones que a Apple no terceiro trimestre – mas isso era apenas uma estimativa. Hoje, a Samsung revelou seus dados do terceiro trimestre, só que nem o porta-voz da empresa falou sobre ultrapassar a Apple. Afinal, quem está à frente?

Em julho, a Samsung parou de divulgar os números oficiais de vendas – tanto de smartphones como tablets – alegando que “a informação que nós fornecemos podem afetar adversamente nossos próprios negócios”. Analistas especulam que a Samsung não fornece mais os números para se proteger na disputa judicial contra a Apple, para evitar comparações diretas entre as vendas das duas empresas.

Então o que nos resta é comparar estimativas sobre a Samsung com números oficiais da Apple. A Strategy Analytics diz que a Samsung teve 27,8 milhões de smartphones distribuídos no terceiro trimestre. A Apple, por sua vez, diz ter vendido 17,1 milhões de iPhones.

Há uma diferença entre “distribuir” e “vender”. Enviar milhões de aparelhos para canais de distribuição não quer dizer que as pessoas estão comprando: eles podem encalhar no estoque, como acontece com os tablets – inclusive o Galaxy Tab, ao que parece. Mas como explica o MacRumors, o mercado de smartphones é melhor estabelecido que o de tablets, então “distribuir” e “vender” devem ser equivalentes neste caso.

No segundo trimestre a Apple ultrapassou a Nokia, deixando-a em segundo lugar. Agora, a Nokia está em terceiro lugar: a finlandesa diz ter vendido 16,8 milhões de smartphones. A Samsung, no entanto, está numa posição ao mesmo tempo ótima e desconfortável: está em primeiro lugar, mas não pode se gabar disso. [AppleInsider e AP/SFGate]

Imagem por Gizmodo Australia