Sean Penn revela trailer do documentário “Superpower” sobre Guerra na Ucrânia

Documentário mostra a perspectiva da Ucrânia sobre a guerra. Sean Penn é co-diretor e viajou para a Ucrânia sete vezes nos últimos dois anos
Sean Penn revela trailer do documentário "Superpower" sobre Guerra na Ucrânia
Imagem: Paramount+/Reprodução

Co-dirigido por Sean Penn, o documentário “Superpower”, que retrata a Guerra na Ucrânia, ganhou o seu primeiro trailer. O documentário será exclusivo do streaming Paramount+ e já tem data para estrear na plataforma: 18 de setembro.

Pelo vídeo, é possível notar que Penn apresenta no documentário a perspectiva da Ucrânia sobre a guerra, que luta contra a invasão russa desde 24 de fevereiro do ano passado.

Sean Penn divide a função de diretor com Aaron Kaufman na produção e viajou para a Ucrânia sete vezes nos últimos dois anos. Confira o trailer:

Aliás, Sean Penn tinha planos de gravar um documentário sobre a trajetória de Volodymyr Zelensky, um ator e comediante que se tornou presidente do país. A história do presidente é curiosa porque, antes de ser o chefe de estado da Ucrânia, Zelensky estrelou uma série em que interpretava o presidente da Ucrânia.

A série “Servo do Povo”, aliás, deu nome ao partido de Zelensky, que se elegeu em 2019. Após o início da guerra, com o crescente interesse na produção, vários streamings compraram os direitos de transmissão. No Brasil, as três temporadas da série estão disponíveis no HBO Max.

Agora, Zelensky retorna às telas no papel de presidente da Ucrânia, mas, desta vez, na vida real.

Sean Penn não esconde viés pró-Ucrânia

As primeiras filmagens de “Superpower” começaram em dezembro de 2021, na Ucrânia. Inicialmente, a premissa inicial de Sean Penn era entrevistar ucranianos, incluindo apoiadores e críticos de Zelensky.

O presidente da Ucrânia e o ator Sean Penn se encontram após as filmagens do documentário "Superpower", sobre a guerra no país.

Sean Penn e Zelensky na Ucrânia, em novembro de 2022, após as filmagens do documentário “Superpower”. Imagem: Presidência da Ucrânia/Reprodução

Contudo, dois meses depois, a história mudou. A Rússia invadiu a Ucrânia e escalou o conflito, tornando Zelensky um líder para enfrentar Putin.

Na época, muitos não acreditavam que a Rússia invadiria a Ucrânia (Sean Penn incluso). Por isso, a produção de “Superpower” seguia em um ritmo mais lento, gravando depoimentos de diversas pessoas, antes de marcar uma entrevista com Zelensky.

A produção do documentário agendou a entrevista para o dia 24 de fevereiro de 2022: justamente o dia da invasão. Portanto, “Superpower” apresentará uma entrevista única com o presidente da Ucrânia, no dia em que a guerra tomou forma.

Sobre o viés do filme, Sean Penn confirmou que o documentário nitidamente se posiciona a favor da Ucrânia, pois “essa é a verdade” que o diretor descobriu.

Sean Penn é um dos principais apoiadores ao fornecimento de armas de precisão à Ucrânia e considera Putin um “esquisitinho metido a valentão”.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas