O Secret é uma rede social mais ou menos anônima com um problema grave: nela, é muito fácil difamar outras pessoas sem dar a cara a tapa. É o principal motivo para o app ser banido do Brasil – ainda cabe recurso – mas a empresa quer resolver isso.

O app para Android recebeu uma atualização com vários ajustes para dificultar o bullying. A novidade mais interessante é copiada do Whisper: daqui em diante, mensagens com nomes de pessoa serão bloqueadas.

Ao tentar publicar o post abaixo, eu recebi um aviso, toquei em “I agree”, mas não adiantou: a mensagem não foi publicada – ficou apenas um ícone girando no meu feed. Conferi no celular de um amigo, e realmente nada foi postado. (Depois enviei outra mensagem, sem nomes, e ela apareceu no feed do meu amigo e no meu também.)

secret nomes

Vale notar que não importa o teor da mensagem: mesmo que seja algo positivo, você não pode usar nomes, detectados através de um algoritmo. A empresa diz que, no Secret, “as poucas mensagens que contêm nomes de pessoa em geral não são produtivas e podem até ser prejudiciais”.

secret iniciais 2Então agora será tudo na base da indireta, acho. Ou na base das abreviaturas: eu consegui publicar com sucesso uma mensagem com minhas iniciais FVS, por exemplo (ela também apareceu no feed do meu amigo). É possível denunciar a mensagem, mas isso nem sempre funciona. Ou seja, temos aqui um avanço, mas ele não resolve 100% dos casos.

Também há um algoritmo que detecta palavras-chave e fotos de pessoas. Caso ele suspeite que você está prestes a postar algo ofensivo, o app emite um aviso amigável para você “repensar” sua decisão. Se você quiser postar mesmo assim, a mensagem passará por uma análise – e se tiver algum problema, será removida.

secret imagem flickr

Postar imagens também ficou mais difícil, o que é uma boa notícia: ou você tira a foto na hora, ou escolhe uma foto do catálogo do Flickr. Isso desestimula usuários a postar “revenge porn” – fotos nuas da ex-namorada, por exemplo. Mesmo que alguém dê um jeitinho, a imagem será analisada para ver se contém pessoas.

Além disso, para evitar posts do tipo “curta se você concorda, comente se discorda”, você poderá transformar posts em enquetes. Os resultados serão divididos entre seus amigos e todo mundo, como na imagem abaixo. No entanto, o recurso parece ainda não estar disponível.

secret enquete

Todas essas medidas são bacanas, mas podem ter demorado demais – pelo menos no Brasil. A versão para iOS será atualizada na próxima semana com estes recursos; no entanto, a Apple já retirou o Secret da App Store brasileira.

O Google deve remover o app da Play Store até o dia 28/08, ou estará sujeito a multa diária de R$ 20 mil. A Microsoft também precisa cumprir a liminar e remover o app Cryptic da loja do Windows Phone, ou pagar multa. [Secret via The Next Web]

Foto via Facebook