Uma nova falha estava travando o Skype quando uma mensagem de texto específica era enviada pelo programa – e os efeitos eram tão devastadores que era necessário desinstalar e reinstalar o aplicativo para conseguir usá-lo novamente.

A Microsoft resolveu o problema: agora, basta ir em skype.com/download e instalar a versão mais recente. No Android e iOS, é só atualizar o app.

Relatos no fórum do Skype e informações do VentureBeat mostram que a simples mensagem com os caracteres “http://:” (sem as aspas) travava o Skype independente se ela fosse enviada para versões do Windows, Android ou iOS. Agora, essa mensagem é removida automaticamente ou apenas não é enviada.

Aparentemente, a versão para OS X não foi afetada, nem a versão touch para o Windows 8 e Windows Phone.

skype_bug_crash

Antes, não existia uma solução simples para o problema. Deletar o histórico de conversa não funcionava, porque o Skype baixa este histórico toda vez que o programa é iniciado.

O The Verge encontrou uma solução paliativa divulgada em fóruns: instalar uma versão antiga do Skype, livre do erro, depois que a pessoa que lhe enviou a mensagem maliciosa deletá-la da conversa — isso só funciona no Windows, no entanto, onde é possível deletar a versão 7.x e instalar a versão 6.x. Isso deixava de fora o Android e iOS.

Não é o melhor momento para aplicativos de conversa instantânea. Semana passada foi divulgado que uma mensagem poderia travar o aplicativo Mensagens do iOS. Até então, a Apple apenas divulgou uma solução temporária; os engenheiros do Skype consertaram a falha deles bem mais rápido. [Skype, VentureBeatVerge]

Foto por 1000heads/Flickr; imagem por VentureBeat

Atualizado às 15h13