Snapdragon 8 Gen 3 pode ser produzido por TSMC e Samsung; entenda

Snapdragon 8 Gen 2 foi produzido exclusivamente pela TSMC, mas rumores indicam que a Qualcomm teme atrasos na produção
Imagem: Qualcomm/Divulgação

Rumores indicam que a Samsung e a taiwanesa TSMC devem dividir a fabricação do Snapdragon 8 Gen 3 com tecnologia de 3 nm. Aparentemente, a TMSC deve ficar responsável pela maior parte da produção, já que possui mais estrutura e entende melhor sobre esse processo de fabricação.

O atual Snapdragon 8 Gen 2 foi produzido exclusivamente pela TSMC, mas rumores indicam que a Qualcomm teme que atrasos na produção comprometam seu estoque. Por esse motivo, a empresa se voltou para a Samsung, com quem já fez uma parceria para a produção do Snapdragon 8 Gen 1.

O processo de 3 nm da TSMC foi implementado recentemente e, além dos chips da Qualcomm, deve ser usado na fabricação chips projetados pela Apple. Entre eles está o A17 Bionic, que deve equipar o iPhone 15 — com lançamento previsto para este ano — e o chip M2 Pro, dos computadores da empresa.

A tecnologia na TSMC possui um rendimento de 80%, número que é considerado bem alto pela indústria da tecnologia. Na prática, isso significa que, em média, 8 em cada 10 chipsets produzidos estarão funcionando perfeitamente.

No caso da Samsung, a situação é um pouco diferente. Embora o processo de fabricação de 3 nm da empresa seja mais avançado, se comparado com o da TSMC, o rendimento é muito inferior. De acordo com informações iniciais, ele é de apenas 20%, um número muito preocupante, que já gerou uma série de problemas para a sul-coreana.

O problema com o rendimento resultou em falhas em excesso na produção dos chips Snapdragon 888 e 8 Gen 1, além de ter levado a sul-coreana a perder contratos com Qualcomm e Nvidia. A Samsung busca melhorar o rendimento já há algum tempo, e em novembro anunciou uma parceria com a Silicon Frontline Technology para elevar a qualidade de sua produção de chips.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas