Sony leva Android TV para novas TVs com resolução 4K, e algumas delas são absurdamente finas
A Sony está lançando uma série de melhorias técnicas e de design voltadas para deixar seus televisores 4K – que já são referência – ainda melhores este ano. Isto inclui o novo sistema operacional desenvolvido pelo Google, a Android TV.
>>> [Hands-on] Android TV: uma smart TV que é mesmo inteligente
Ao todo, a Sony anunciou dez novos modelos a serem lançados ao longo do ano, começando pela X900C de 55/65 polegadas na imagem acima (e sua versão de 75 polegadas, a X910C). Ela será a TV mais fina da Sony quando for lançada no segundo trimestre: são apenas 4,9 mm na parte mais fina. Isso é quase o mesmo que as TVs OLED da LG lançadas no ano passado (e painéis OLED costumam ser bem finos!).
Além disso, a série X900C irá incorporar o mais recente processador da empresa para 4K, o X1, bem como a tecnologia de display Triluminos – que promete oferecer uma reprodução de cores mais precisa, níveis de preto mais profundos e melhor contraste em relação a telas LED atuais.
Os modelos X940C de 75 polegadas e X930C de 65 polegadas também virão no segundo trimestre e oferecem especificações semelhantes – display Triluminos, processador X1 – porém em corpos menos finos. Além disso, a X940C vai ostentar a função X-tended Dynamic Range Pro, para produzir o que a Sony afirma ser “o nosso melhor contraste de todos os tempos”. A X930C menor vai usar o recurso X-tended Dynamic Range, um pouco menos poderoso.
A Sony também vai lançar TVs 4K a preços menores, incluindo a X850C (disponível em 55, 65 e 75 polegadas), bem como a X830C de 43 ou 49 polegadas. Elas também oferecem telas Triluminos e o chip X1, mas não vêm com recursos avançados de imagem presentes nos modelos mais caros.
Quase todos estes televisores rodam Android TV (a exceção é a linha X850C). Isso permite aos usuários transmitir conteúdo do Google Play diretamente através da televisão, espelhar telas e jogos instantaneamente a partir do smartphone ou tablet, e até mesmo fazer busca por voz em um controle remoto com microfone (ou direto no celular). Confira os detalhes da Android TV neste link.
Enquanto isso, para os aficionados por home theater há o novo projetor 4K nativo da Sony. O VPL-VW350ES projeta imagens de 4.096 × 2.160 linhas (em vez das 3840 x 2160 linhas em outros modelos) e oferece até 1.500 lumens de brilho através do seu motor óptico Triluminos. Ele promete fornecer uma taxa de contraste elevada, maior gama de cores e melhor reprodução de cores em geral.
O projetor 4K possui um upscaler Reality Creation para converter conteúdo em 4K, e inclui portas HDMI 2 e HDCP 2.2 para assistir conteúdo de dispositivos externos e de serviços de streaming. Ele deve custar menos de US$ 10.000 (oba?) quando começar a ser vendido no final deste mês. [Sony | Sony]