Você já conhece o Xperia Z, que pode trazer a Sony de volta ao jogo em smartphones high-end. Agora a empresa anuncia o Xperia Tablet Z: com design semelhante ao de seu irmão menor, este é o tablet de 10″ mais fino e mais leve que há.

O Xperia Tablet Z possui tela de 10,1″ com resolução 1920 x 1200, e o mesmo processador quad-core Snapdragon S4 Pro de 1,5 GHz presente no Xperia Z e ZL (que virá ao Brasil como Xperia ZQ). Ele roda Android 4.1 personalizado pela Sony.

A parte mais impressionante neste tablet talvez seja o seu design: além de lembrar o Xperia Z, e além de ser à prova d’água e de poeira, ele é muito fino e muito leve. São apenas 6,9mm de espessura, igualmente distribuídos pelo corpo do tablet, e 495g. Este é o tablet de 10″ mais fino e mais leve do mundo: a honra antes pertencia ao Toshiba Excite 10 LE, anunciado em fevereiro do ano passado – já era hora de alguém superá-lo.

E a bateria? Bem, são 6.000 mAh. Isso é um pouco menos do que há em outros tablets com a mesma resolução de tela: o Asus Transformer Prime tem bateria de 6579 mAh (sem o dock), enquanto o fino tablet da Toshiba tinha 6.690 mAh. Veremos como a bateria do Tablet Z se sai no mundo real, e se a Sony fez algo no software para aumentar sua duração.

xperia-tablet-z-1b

Por mais que tirar fotos com um tablet não seja algo recomendado, se você decidir fazer isso com o Tablet Z, ele não deve te deixar na mão: a Sony diz que este é o seu primeiro tablet com sensor retroiluminado, ou seja, ele pode tirar fotos melhores em pouca luz. São 8 megapixels.

O Tablet Z ainda tem alguns truques como “S-Force Front Surround 3D” para melhorar o som produzido pelo tablet. Ele também tem 2 GB de RAM, espaço interno de 32 GB (com entrada para microSD), além de suporte a NFC e 4G/LTE.

A Sony diz que vai lançá-lo no mercado japonês em algum momento do segundo trimestre, ainda sem preço definido. Ainda não há previsão de lançamento em outros países, mas ele deve dar as caras no Mobile World Congress, feira que ocorre no mês que vem em Barcelona – estaremos lá para testá-lo em primeira mão. [Sony via Blog of Mobile via Engadget via The Verge]