A SpaceX lançou nesta terça-feira (21) o seu 31º foguete Falcon 9 do ano, enviando uma cápsula de carga Dragon para a Estação Espacial Internacional (ISS). Na volta, a empresa de Elon Musk ainda conseguiu completar a marca do 100º pouso bem-sucedido da companhia.

O foguete decolou carregando cerca de 2 .949 kg de suprimentos, experimentos científicos, hardware e alguns presentes natalinos para a tripulação da Expedição 66 na estação.

A cápsula decolou do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, às 5h07 EST (7h07, pelo horário de Brasília), dando início à 24ª missão de reabastecimento de carga da SpaceX para o laboratório orbital.

“Vamos dar alguns presentes para a tripulação e levaremos comida especial para o jantar de Natal. Temos peru, feijão-verde e o bolo de frutas favorito de todos”, disse Joel Montalbano, gerente do programa ISS da NASA, durante uma coletiva de imprensa pré-lançamento na segunda-feira (20).

O 100º pouso

Após cerca de oito minutos da decolagem, o primeiro estágio do Falcon 9 retornou à Terra, pousando em uma das naves drones (uma espécie de balsa) da SpaceX no Oceano Atlântico em um toque suave.

A “balsa”, chamada Just Read the Instructions, é uma das 3 naves drones da SpaceX projetadas para servir como plataformas de pouso flutuantes e devolvê-las ao porto para nova reutilização.

Assine a newsletter do Gizmodo

“Aí está! Portanto, este é o primeiro pouso para este impulsionador em particular, mas o 100º pouso bem-sucedido de um foguete de classe orbital. Que maneira de terminar o ano”, comemorou Andy Train, supervisor de produção da SpaceX, em um webcast ao vivo.

A capsula Dragon está programada para chegar à estação do ISS pouco menos de 24 horas após a decolagem, se tudo tiver corrido bem, ela atracou com o posto avançado orbital nesta quarta-feira (22), por volta das 4h30 EST (6h30, no horário de Brasília).