SpaceX, DART e Artemis: veja a agitada agenda espacial dos próximos dias
A última semana de setembro promete ser bem agitada no mundo da exploração espacial. A programação inclui a primeira tentativa da história de desviar um asteroide, o retorno à Terra de cosmonautas após seis meses no espaço, assim como a aguardada decolagem da Artemis 1.
Confira a programação!
Starlink
Na noite do próximo sábado (24), a SpaceX lança um novo lote de satélites da rede Starlink, a partir da Base da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, nos EUA. O foguete Falcon 9 deve decolar às 20h32 (horário de Brasília), sendo este o 62° lançamento dedicado para compor a constelação da Starlink.
Até o fechamento desta matéria, a previsão era de 80% de condições climáticas favoráveis para o lançamento. Porém, existe a preocupação de que o Furacão Fiona — que caminha em direção ao Oceano Atlântico Norte — possa elevar a força dos ventos no momento da decolagem e adiar a missão.
DART
A próxima semana começa com a primeira tentativa da NASA de desviar a rota de um asteroide. Na noite da próxima segunda-feira (26), a sonda DART deverá colidir intencionalmente com o pequeno Dimorphos.
O impacto não terá força suficiente para destruir o asteroide, porém, será o bastante para que a órbita do objeto seja ligeiramente modificada. Se funcionar, a técnica poderá ser utilizada no futuro para proteger a Terra de potenciais impactos de asteroides.
Artemis 1
Depois de duas tentativas fracassadas de lançamento, a NASA planeja tirar do chão o foguete da missão Artemis 1 – no próximo dia 27 de setembro, a partir das 12h37 (horário de Brasília).
Na última segunda-feira (21), a agência realizou um teste de abastecimento para verificar se um grande vazamento de combustível no tanque central do foguete foi devidamente consertado. A NASA ainda está analisando os dados, mas, pode-se dizer que o teste não foi um sucesso completo.
Um novo vazamento foi detectado durante o procedimento – semelhante ao que abortou a decolagem do último dia 3 de setembro –, porém, dessa vez, ele foi contornado pelos engenheiros da agência.
A boa notícia é que a NASA recebeu aval da Força Espacial dos EUA para lançar a Artemis 1 sem realizar um novo teste nas baterias do sistema de terminação de voo – que destrói o veículo caso ele saia do curso. O teste nas baterias exigiria o retorno do foguete para o prédio de montagem, o que atrasaria ainda mais o cronograma da missão.
Por outro lado, a má notícia é que o tempo não deve ajudar nesse lançamento. Para a próxima semana, existe a ameaça de um possível novo furacão se formando próximo da Flórida. Se a previsão meteorológica se cumprir, a NASA pode cancelar o voo do dia 27 e retirar preventivamente o foguete da rampa de lançamento, para protegê-lo do furacão.
Soyuz MS-21
Com a chegada da nave Soyuz MS-22 na Estação Espacial Internacional (ISS), a tripulação da missão anterior – a Soyuz MS-21 – retornará à Terra depois de passar 185 dias no espaço.
No início da manhã do próximo dia 29 de setembro, a nave russa deve pousar nas estepes do Cazaquistão trazendo os cosmonautas Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergey Korsakov.
Alpha Flight 2
A empresa privada Firefly pretende realizar o segundo voo de demonstração do seu foguete Alpha. A missão deverá decolar na madrugada de sexta-feira (30), às 4h01 (horário de Brasília), transportando uma carga contendo vários satélites para a órbita baixa.
Vale lembrar que a primeira tentativa de lançamento do foguete da Firefly acabou em explosão antes dele chegar ao espaço – devido a um desligamento prematuro de um dos quatro motores. O vídeo do lançamento fracassado pode ser visto abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=qFjoPw0CfAU
Outras missões espaciais
Além dessas cinco principais missões, também devem ocorrer os lançamentos do foguete Delta IV Heavy, da empresa United Launch Alliance (ULA), com a missão militar NROL-91, às 18h53 deste sábado (24); e do foguete Atlas V, também da ULA, com os satélites de telecomunicações SES-20 e SES-21, às 18h36 da próxima sexta-feira (30).
É prevista, ainda, a primeira tentativa de lançamento do foguete RS1, da ABL Space. A empresa espera usar o seu veículo para entrar no concorrido mercado de lançamentos de pequenos satélites. A decolagem está prevista para o dia 26 de setembro, às 19h, a partir do Alasca, nos EUA.