_Tecnologia

Spotify compra IA que simulou a voz de Val Kilmer em “Top Gun”

Nova tecnologia IA permite gerar vozes realistas. Com ela, Spotify promete oferecer novas experiências em áudio para os seus assinantes

Spotify compra IA que simulou a voz de Val Kilmer em “Top Gun”

Imagem: Paramount Pictures/Divulgação

O Spotify está concluindo a compra da startup londrina Sonantic, responsável por criar uma nova inteligência artificial (IA) que consegue gerar vozes realistas — incluindo a possibilidade de flertar, chorar ou gritar. O preço pago pela empresa não foi divulgado.

Uma das aplicações recentes da nova tecnologia está no filme “Top Gun: Maverick”. O recurso foi usado para dar voz ao ator Val Kilmer que, na vida real, tem a fala comprometida pelos efeitos de um câncer na garganta.

Para a produção do longa – estrelado por Tom Cruise –, a Sonantic precisou reunir antigas gravações de áudio de Kilmer, removendo cuidadosamente ruídos de fundo e emparelhando as falas com as transcrições do áudio.

Com isso, a plataforma começou a treinar o modelo para replicar a voz do ator. Daí, foi só adicionar as falas simuladas às cenas gravadas por Kilmer para o novo Top Gun. Você pode assistir ao resultado no vídeo abaixo:

Antes do lançamento do filme, Kilmer afirmou que gostou do resultado final, chegando a classificar a IA da startup como um presente “incrivelmente especial”. “Sou grato a toda a equipe da Sonantic que restaurou minha voz com maestria de uma maneira que nunca imaginei ser possível”, disse o ator.

Além de simular a voz de Val Kilmer, a plataforma da Sonantic também foi usada para melhorar a expressão da assistente de voz “Hey Mercedes”, para os carros da montadora.

Sonantic no Spotify

A expectativa é que a IA da Sonantic seja utilizada para criar novas experiências para os usuários do Spotify, não apenas na plataforma de streaming, mas em outros recursos, como o recém-lançado Car Thing.

Conforme apontou o TechCrunch, a tecnologia poderia ser utilizada para oferecer mais recomendações e descrições baseadas em áudio, sem que o usuário precise olhar para a tela. “Essa integração nos permitirá engajar os usuários de uma maneira nova e ainda mais personalizada”, disse Ziad Sultan, vice-presidente de personalização do streaming de áudio.

Sair da versão mobile