Stadia para iOS funciona muito bem dentro do navegador
Na quarta-feira (16), o Google lançou oficialmente a compatibilidade com iOS para o Stadia por meio do navegador Safari. (Por enquanto, ainda não está disponível no Brasil.) Basta acessar o site do Stadia, fazer login e pronto. A novidade coloca o serviço no mesmo nível do GeForce Now, Shadow e Luna, com a Microsoft se preparando para lançar seu próprio aplicativo web para iOS também.
Tudo o que você pode fazer no aplicativo Stadia da App Store, você pode fazer no aplicativo web: alterar desempenho, comprar jogos, conectar controles, etc. E se você estiver executando o iOS 14, pode adicionar um atalho para o site à tela inicial. Desta forma, acessar o Stadia em dispositivos da Apple será semelhante ao uso de um aplicativo independente no Android.
Todos os jogos que experimentei também rodaram sem uma única falha. Eu já havia esquecido que estava jogando Cyberpunk 2077, Red Dead Redemption 2, Grid e Kine no navegador Safari até que acidentalmente toquei na tela e a barra de endereço apareceu, obscurecendo a parte superior da tela. (Nota: Cyberpunk 2077 não é divertido de jogar no iPhone 12. O texto é minúsculo, e eu tive que colocar a tela perto do meu rosto para ler os nomes dos itens em meu inventário ou locais no mapa.) Não consegui descobrir como fazer a barra de endereço desaparecer sem girar o telefone para a posição vertical e, em seguida, na horizontal novamente, mas pelo menos funcionou. Um pequeno aborrecimento frente a um desempenho impecável no iOS.
Embora todos os jogos tenham um desempenho tão bom quanto no meu PC local, ainda existem algumas peculiaridades irritantes no que diz respeito à compatibilidade do controle. A última vez que dei uma olhada em um novo recurso do Stadia, ele havia ganhado suporte à conexão 4G. Isso funcionava bem na maioria das vezes, mas tive que usar uma conexão com fio para fazer o controle conversar com meu telefone.
Apesar de o controle Stadia vir equipado com Bluetooth, você não pode se conectar a um dispositivo por meio dele. Não consegui fazer os mesmos testes 4G no iPhone 12, mas imagino que também esteja disponível no iOS, presumindo que o streaming em 4G seja um recurso da plataforma.
Configuração no iOS. Imagem: Google
Ser incapaz de conectar o controle Stadia ao iPhone não teria sido um grande problema se eu pudesse contornar isso usando o Wi-Fi. Pode ser que o Google ainda não tenha lançado a compatibilidade sem fio para iOS, mas se for esse o caso, espero que seja disponibilizado em breve, considerando que esse recurso já está disponível no Android, Google Chrome e Chromecast Ultra.
Portanto, você tem algumas opções. É possível conectar o controle ao celular com o cabo de carregamento ou usando um controle compatível com Bluetooth. Você também pode adquirir algo como o Razer Kishi para o seu iPhone, embora não esteja claro se ele será compatível com o Stadia no iOS ou não. O Kishi não aparece na lista oficial de controles compatíveis com Stadia, mas funciona com vários modelos diferentes de telefones Android, então eu acredito que também funcione com um iPhone.
Acabei conectando meu controle do PS4 via Bluetooth, que funcionou perfeitamente. Ao conectar o controle Stadia…nem tanto. Tentei o cabo que acompanha o telefone, mas o resultado foi que o controle acabou virando uma espécie de powerbank. Tentei conectar um cabo de iPhone com um adaptador USB-C, mas também não funcionou. Eu até tentei conectar o controle Luna via Bluetooth para ver se o Stadia o reconheceria, mas nada. Por enquanto, usar um controle de PS4 ou Xbox One é o melhor caminho.
Isso só será um grande problema se você não tiver nenhum desses controles (e presumo que você provavelmente tem). Eu prefiro o PS4 ao controle Stadia para jogar no celular porque é menor e se encaixa melhor em minhas mãos – além disso, os botões são organizados de forma similar ao controle Stadia. O que realmente importa é como os jogos funcionam no iOS. Contanto que você tenha uma boa conexão com a internet, vai até esquecer que está jogando no seu telefone na nuvem. O Stadia já funciona muito bem no iOS.