Na próxima sexta-feira (8) estreia no Paramount+ o 10º e último episódio da primeira temporada de “Star Trek: Strange New Worlds”.

A série – a décima primeira já lançada pela franquia – acompanha as aventuras da espaçonave USS Enterprise, em meados do século 23, comandada pelo capitão Christopher Pike (interpretado pelo ator Anson Mount). A produção é uma prequela da série original, de 1966, apresentando os acontecimentos antes de James Kirk (William Shatner) assumir como capitão da nave.

Lançada no último dia 6 de maio, a série foi bem recebida pelo público e pela crítica especializada, por trazer roteiros que contavam histórias de exploração, diplomacia e ação. A primeira temporada chegou a 99% de classificação no Rotten Tomatoes, um recorde quando comparado com outras séries de Star Trek.

Ao contrário de outras produções mais recentes, como “Star Trek: Discovery” e “Star Trek: Picard”, Strange New Worlds adotou um formato mais episódico, em que cada episódio conta uma nova história diferente – como já ocorria nas primeiras séries de Star Trek. Entretanto, os roteiristas ainda mantiveram pequenos arcos de história ao longo da temporada para o desenvolvimento dos personagens.

Capitão Pike, em Star Trek: Strange New Worlds

O episódio de final de temporada foi escrito pelos co-showrunners Henry Alonso Myers & Akiva Goldsman e dirigido por Chris Fisher.

Segundo a sinopse do episódio “A Quality of Mercy”, “quando o Capitão Pike pensa ter descoberto como escapar de seu destino, ele é visitado por seu eu futuro, que lhe mostra as consequências de suas ações”. Abaixo, você confere o trailer do episódio.

Novos (velhos) vilões de Star Trek (Alerta de Spoiler!!!)

No trailer da season finale divulgado pelo Paramount, é possível perceber que a Enterprise estará próxima da fronteira da Zona Neutra, o que pode indicar que os vilões deste último episódio sejam os romulanos – que, até então, não deram as caras na série.

Além disso, a arma que atinge a Enteprise no trailer tem uma aparência similar a de um disparo de uma nave romulana, como visto no episódio “O Equilíbrio do Terror”, da série clássica.

Na história de Star Trek, os romulanos são um povo dissidente dos vulcanos, por não concordarem com a filosofia vulcana de priorização da lógica pura e purgação dos sentimentos. Os romulanos também se envolveram em uma guerra com os humanos, conflito este que motivou a fundação da Federação dos Planetas Unidos, em meados do século 22.

Com a potencial adição dos romulanos, a segunda temporada de Strange New Worlds promete ser repleta de vilões, incluindo piratas espaciais na fronteira da Federação, bem como a ameaça dos reptilianos gorns.

Spock, em Strange New Worlds

É esperado, ainda, que os Klingons surjam em novos episódios. Vale lembrar que o capitão Pike viu o seu próprio futuro após ter contato com um cristal do tempo localizado em um planeta Klingon, algo que deve ser ainda mais aprofundado no episódio de sexta-feira. Além disso, Babs Olusanmokun (o ator que interpreta o Dr. Menga) revelou que a segunda temporada abordará “um lado mais sombrio” de seu personagem, incluindo “seu relacionamento contencioso com os Klingons”.

A primeira temporada também fez uma rápida introdução de Sybok, o meio-irmão de Spock que, na franquia, ficou conhecido por sequestrar a Enterprise de Kirk, forçando a tripulação a viajar até os limites da galáxia.

Com a inesperada morte do andoriano albino Hemmer no 9º episódio – após um encontro com os gorns –, é possível que, em breve, o engenheiro-chefe Scott também se junte à tripulação da Enterprise de Pike. Porém, é provável que o aparecimento do “milagreiro” fique apenas para a segunda temporada.

Outra presença aguardada na nova temporada é a do capitão Kirk, dessa vez interpretado por Paul Wesley. É esperado que ele seja apresentado como um jovem oficial da Frota Estelar, mas um pouco diferente do que já conhecemos em tela. Segundo o cânone de Star Trek, o jovem Kirk treinou a bordo da espaçonave USS Republic, antes de ser promovido para o cargo de tenente, servindo a bordo da USS Farragut.

A segunda temporada de Strange New Worlds já foi confirmada antes mesmo do lançamento da temporada inicial. Inclusive, as gravações principais foram encerradas na última semana, com a expectativa de que os novos episódios sejam lançados em maio de 2023.