Streaming já gera 99% da receita do mercado musical no Brasil
A Pro-Música, organização que representa as principais gravadoras e produtoras musicais do Brasil, divulgou nesta semana dados sobre o faturamento da indústria fonográfica no país. De acordo com o entidade, o mercado musical no país faturou R$ 1,2 bilhões, com o streaming sendo responsável por 99,2% dessa receita.
Além disso, a Pro-Música ressalta que o mercado musical no Brasil está em alta: no primeiro semestre de 2023, a receita cresceu 12,6% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Já o mercado de streaming cresceu 12,4% em relação a 2022.
Este número do streaming é graças às assinaturas das principais plataformas. As receitas alcançam R$ 775 milhões, crescimento de 17,8%. Além disso, os serviços streaming com anúncios (sem assinaturas) lucraram R$ 406 milhões.
Outras receitas digitais, que incluem downloads e planos de telefonia móvel, representaram apenas 0,2% das receitas totais, somando R$ 2 milhões no período.
Por outro lado, as vendas físicas — o antigo motor da indústria fonográfica do Brasil –, geraram apenas R$ 8 milhões. Esse número representa apenas 0,6% da receita do primeiro semestre.
Em termos de formato físico, os discos de vinil foram os mais vendidos nos primeiros seis meses de 2023, com uma receita de R$ 5 milhões. Já as vendas de CDs totalizaram R$ 3 milhões.
A importância do streaming para o mercado musical brasileiro
Paulo Rosa, presidente da Pro-Música, destaca o papel do streaming como a principal fonte de receita do mercado musical no Brasil. De acordo com ele, essa receita é essencial para os produtores continuarem a investir no desenvolvimento artístico e na descoberta de novos talentos. “Esse modelo permitiu uma oferta extraordinária de diversidade musical ao consumidor final”, afirmou Rosa.
Apesar da enorme quantidade de músicas internacionais, o repertório nacional predomina nas plataformas de streaming no Brasil. Das 50 gravações mais ouvidas, apenas uma é internacional, com as demais sendo de artistas brasileiros.
Marília Mendonça ocupa a primeira posição com a música “Leão”, enquanto a única faixa internacional é “Flowers”, de Miley Cyrus.
A Pro-Música ressalta que vê o grande potencial do streaming no mercado musical do Brasil para continuar a crescer ainda mais. Rosa explica que o levantamento mostra que as gravadoras do Brasil, nacionais e internacionais, estão apostando no mercado musical do país.