Sua bateria está “gastona”? Veja como ajustar as configurações
Por mais que sejam anunciados a todo momento novos smartphones e notebooks, a bateria continua a ser um grande gargalo para a maioria dos usuários.
A evolução tecnológica das baterias parece não acompanhar a mesma velocidade do desenvolvimento dos dispositivos mais modernos, mesmo aqueles considerados “top de linha”.
Além disso, como a dependência desses gadgets é cada vez maior, enquanto eles se tornam mais finos e com telas maiores, não é surpresa que as baterias acabem tão rapidamente.
Por isso, aqui estão algumas dicas e truques para melhorar a vida útil da bateria do seu celular e notebook.
Economizando bateria no Smartphone
Apesar de o Android e iOS terem recursos próprios de gestão de energia, as práticas abaixo podem ajudar a reduzir a drenagem da bateria em ambos sistemas:
- Diminua o tempo que a tela fica ligada quando o aparelho está inativo. Aproveite também para reduzir o brilho da tela e, caso disponível, ative o recurso de ajuste de brilho automático e o modo escuro do sistema e/ou aplicativos.
- Desligue os sons e vibrações do teclado. Repense também a necessidade da vibração em notificações.
- Veja as informações de uso de bateria e verifique quais aplicativos estão consumindo muita energia. A partir daí, estude uma maneira de restringir o uso deles ou substituí-los por outros menos gastadores.
- Atualize o sistema e aplicativos para as versões mais recentes, para garantir não apenas mais segurança, mas também bugs que podem consumir mais bateria.
- Fique atento aos serviços de localização, rede móvel e bluetooth ligados.
- Você precisa mesmo da assistente virtual? Caso contrário, está na hora de desligá-la.
- O modo avião e o de economia de bateria podem ajudar a manter o celular ligado por mais tempo, principalmente quando a bateria está no fim.
- Para preservar a saúde da bateria, não a deixe chegar a 0% de carga. Carregue quando ela estiver próxima de 10%.
- Para lhe salvar durante alguma emergência, pense na possibilidade de comprar um carregador portátil (também chamado de “Power Bank”). O carregador I2GO Pro, por exemplo, está atualmente em promoção na Amazon.
Dicas para Notebooks
No caso dos computadores portáteis, muitas das dicas listadas acima também servem para notebooks, como reduzir o brilho de tela, manter o sistema atualizado ou desligar serviços que não estão em uso, por exemplo. Além disso, siga as recomendações abaixo:
- O Wi-Fi consome muita energia, mesmo que você não o esteja usando para se conectar a uma rede. Por isso, acesse as configurações e desligue ele. Em alguns casos, trocar a conexão Wi-Fi por um cabo de rede também pode ajudar a reduzir o consumo da bateria.
- Desconecte periféricos que não estão em uso, como webcams, mesas digitalizadoras, caixas de som ou teclados. O mesmo vale para pendrives e HDs externos.
- Evite trabalhar de forma multitarefa, com vários programas abertos ao mesmo tempo, principalmente se estiver utilizando aplicativos pesados. Use um ou dois programas em simultâneo no máximo.
- Não obstrua as portas de ventilação do notebook, pois o calor acelera a drenagem da bateria. Mantenha as ventoinhas limpas e pense na possibilidade de investir em um suporte para notebook com cooler, como, por exemplo, o modelo AC166 da Multilaser (também em oferta na Amazon).