Ciência

Super Ozempic? Novo emagrecedor pode funcionar 5x mais rápido, diz pesquisa

Novo remédio emagrecedor provisoriamente chamado de VK2735 (apelidado de "Super Ozempic") é ainda mais potente do que o Ozempic
Imagem: Novo Nordisk/Divulgação

Um novo medicamento emagrecedor pode ser capaz de queimar gordura até cinco vezes mais rápido do que os tratamentos existentes, segundo um ensaio clínico. O novo remédio, provisoriamente chamado de VK2735, é ainda mais potente do que o Ozempic.

O Ozempic, também conhecido como semaglutida, é um análogo do hormônio GLP-1, que regula o apetite e o metabolismo. O VK2735 é mais forte pois possui uma molécula extra que aumenta a sua afinidade pelo receptor de GLP-1.

Isso faz com que o medicamento tenha um efeito mais duradouro e mais forte na redução do peso corporal. O remédio, que está em fase experimental, é desenvolvido pela farmacêutica Viking Pharmaceuticals, dos Estados Unidos.

“Estamos entusiasmados com os resultados. O VK2735 continua a demonstrar um perfil promissor de eficácia e tolerabilidade em indivíduos obesos”, afirma o executivo-chefe da Viking, Brian Lian, em comunicado.

Resultados encontrados com o “novo Ozempic”

Uma pesquisa, conduzida por pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, testou o novo emagrecedor em ratos obesos e comparou os seus resultados com os do Ozempic e do Wegovy.

Os ratos receberam as mesmas doses dos medicamentos por 12 semanas e tiveram o seu peso, consumo de alimentos e gasto energético monitorados.

Os resultados mostraram que o novo remédio foi capaz de reduzir o peso dos ratos em 27,5%, enquanto o Ozempic reduziu em 19,6% e o Wegovy em 5,3%. É, por isso, que ele está sendo apelidado de “Super Ozempic”.

Além disso, o VK2735 diminuiu a ingestão de alimentos em 40%, enquanto o Ozempic diminuiu em 28% e o Wegovy em 11%. O medicamento também aumentou o gasto energético em 18%, enquanto o Ozempic aumentou em 9% e o Wegovy em 4%.

Os pesquisadores concluíram que o Super Ozempic é um candidato promissor para o tratamento da obesidade, pois tem um efeito mais rápido e mais eficaz na queima de gordura do que os medicamentos atuais. No entanto, eles ressaltaram que são necessários mais estudos em humanos para confirmar a segurança e a eficácia do novo medicamento emagrecedor.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas