No ano passado, a Samsung economizou nas novidades com a linha Galaxy Tab 3. Este ano, ela repete o feito nos modelos Galaxy Tab4, anunciados ontem. Por fora e por dentro, eles são muito parecidos com a geração anterior – com a notável exceção do modelo de 7 polegadas.

Claro, não esperamos muito da linha Tab, que reúne os tablets simples e (mais) baratos – as novidades ficam reservadas para o Galaxy Note e TabPro. Mas é bom dar uma olhada no que mudou, e no que continua o mesmo.

A Samsung diz que os três modelos ganharam uma “traseira texturizada com visual e sensação premium”; se você olhar bem de perto as imagens de divulgação, verá a textura imitando borracha. Todos rodam Android 4.4 KitKat personalizado pela Samsung, com interface próxima ao design flat que vimos no Galaxy S5; e todos ganharam um botão Multitarefa, deixando de lado o antiquado botão Menu.

Galaxy Tab4 10.1

Galaxy Tab4 10.1 (SM-T530) Black_1

Aqui, pouco mudou em relação ao modelo anterior. Talvez a maior diferença esteja no processador: em vez de um chip Intel, temos aqui um CPU quad-core com 1,2 GHz de uma fabricante não-identificada.

Agora o tablet conta com 1,5 GB de RAM, mas o restante é o mesmo, incluindo a resolução da tela: 1280 x 800 pixels, o que resulta em 149 ppi. Ainda temos 16 GB de armazenamento interno (com cartão microSD), câmera traseira de 3MP, frontal de 1,3 MP, e bateria de 6.800 mAh.

Ele ficou mais leve (487 g), mas a espessura é a mesma (8 mm).

Galaxy Tab4 8.0

Galaxy Tab4 8.0 (SM-T330) Black_1

Este decididamente é o modelo com menos novidades. A tela mantém a resolução de 1280 x 800 pixels (189 ppi); por dentro, temos os mesmos 1,5 GB de RAM e bateria não-removível de 4.450 mAh.

O processador agora é quad-core de 1.2 GHz (em vez de um dual-core), mas a câmera piorou: são 3MP, ainda sem flash, em vez dos 5MP no modelo anterior. E o tablet ganhou um pouco de espessura (8 mm) e peso (320 g).

Galaxy Tab4 7.0

Galaxy Tab4 7.0 (SM-T230) Black_1

Ao contrário dos outros modelos, a Samsung colocou algumas boas novidades aqui. Uma das principais especificações em um tablet é a tela, e no modelo de 7 polegadas, a resolução aumentou para 1280 x 800 pixels (216 ppi). As bordas longas da tela ficaram mais finas, dando ao tablet proporções semelhantes às do iPad Mini.

Por dentro, agora temos um processador quad-core de 1,2 GHz e 1,5 GB de RAM, ainda nas opções de 8/16 GB com cartão SD. As câmeras são as mesmas: 3 MP sem flash atrás, 1,3MP na frente. O tablet ficou mais fino (9 mm) e mais leve (276 g); no entanto, a Samsung ainda não revela a capacidade da bateria.

O Tab 4 7.0 também ganhou a função Multitela – já presente nos tablets maiores – para abrir dois apps na tela ao mesmo tempo.


A nova linha Galaxy Tab4 será lançada globalmente neste segundo trimestre, mas pode demorar para chegar ao Brasil. No ano passado, os modelos Tab 3 foram anunciados entre abril e junho, mas só chegaram por aqui em novembro. Os preços ainda não foram revelados.

Este ano, a Samsung já anunciou 14 modelos da linha Galaxy – em média, um a cada 6,5 dias. No geral, a coreana anuncia um novo Galaxy a cada 10 dias, em média. [Samsung via The Next Web]