A empresa indiana Glance pretende ampliar em breve a oferta de um aplicativo que adiciona conteúdos às telas de bloqueios de smartphones Android. A novidade, claro, abre brechas para a exibição de anúncios publicitários.
O aplicativo já é bem difundido na Índia, Sudeste Asiático e Europa, estando presente em cerca de 400 milhões de smartphones em países da Ásia. Segundo o TechCrunch, a expectativa é que o recurso chegue aos Estados Unidos nos próximos dois meses, e ao resto do mundo nos próximos anos.
No caso dos EUA, a oferta do aplicativo será feita por meio de parcerias com fabricantes de smartphones e operadoras de telefonia móvel. O aplicativo funciona com uma inteligência artificial que aprende os gostos do usuário e exibe um feed de conteúdo personalizado.
Fundada em 2019, a empresa oferece um conjunto rotativo de manchetes, vídeos, questionários, jogos e fotos que aparecem toda vez que a tela do telefone é ligada. A Glance afirma que os usuários consomem esses cartões de conteúdo 65 vezes por dia, em média.
E para iPhone?
O Glance já funciona em alguns modelos de smartphones das marcas Xiaomi, Samsung, Vivo, Realme e Oppo. Entre os conteúdos consumidos nas telas de bloqueio estão cartões sobre entretenimento, esportes, viagem, comida e automobilismo.
De acordo com a empresa, o compartilhamento do conteúdo da tela de bloqueio aumentou 55% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021. “Os usuários não estão apenas consumindo mais conteúdo na tela de bloqueio, mas também compartilhando o conteúdo da tela de bloqueio com mais frequência”, disse a Glance.
No caso dos iPhones, vale lembrar que a Apple anunciou recentemente que pretende introduzir no iOS 16 uma nova tela de bloqueio, que inclui widgets, informações em tempo real e outros recursos de personalização. Dessa forma, muito além de uma simples camada de segurança, a tela de bloqueio em iPhones também poderá ser utilizada em breve para que empresas coloquem informações, aplicativos e, até mesmo, anúncios.