Ciência

Tem até nome: o que são as manchas brancas nas unhas?

Entenda o que causa o surgimento de manchas brancas nas unhas e quando podem indicar problemas
Imagem: Reprodução/Freepik

Já reparou naquelas manchas brancas nas unhas? Pois bem, elas têm um nome: leuconiquia. A leuconiquia costuma ser um sinal de problemas simples, como, por exemplo, deficiência na alimentação, unhas fracas, traumas nas unhas — como na hora da manicure, por exemplo — ou até alergia à composição de esmaltes.

Apesar de indicar de que algo vai mal no corpo, as manchas não são consideradas uma doença e costumam desaparecer sozinhas. Então, apenas em casos mais graves pode significar infecções, doenças, entre outras coisas.

Além disso, nas mulheres, elas ainda podem surgir por variações hormonais ao longo do ciclo menstrual. Devido à variedade de causas, a ajuda médica é recomendada somente em casos de frequência elevada ou da presença de outros sintomas.

Tipos de leuconiquia

As formas mais comuns de leuconiquia são as estriadas e pontuais (punctatas). Para identificar cada um de seus tipos, existem algumas classificações, de acordo com o Dr. Pedro Pinheiro (via MD Saúde).

Na leuconiquia verdadeira, a mancha branca na unha não desaparece ao pressioná-la e se move em direção à extremidade conforme o crescimento.

Já na leuconiquia aparente, ela parece estar na unha, mas está por baixo dela, podendo desaparecer temporariamente quando se aplica pressão; não muda de posição.

Indo mais além, outras categorias também ajudam a revelar a causa do problema. Veja abaixo:

Leuconiquia manchas brancas nas unhas

Leuconiquia. Imagem: Reprodução/MD Saúde

Leuconiquia pontual: consiste em um ou mais pontos brancos na unha, de 1 a 3 mm de diâmetro, geralmente causadas por trauma na região.

Leuconiquia estriada: descoloração branca em faixas de 1 a 2 mm de largura paralelas à base da unha. Ocorrem devido a traumas repetidos, infecções, medicamentos, doenças sistêmicas, exposição a arsênico ou tálio.

Linhas de Muehrcke: costumam aparecer como duas faixas brancas transversais paralelas à lúnula em toda a largura da unha. Estão associadas a doenças sistêmicas e quimioterapia e são uma leuconiquia aparente.

Linhas longitudinais: presente na maioria dos pacientes com dois distúrbios hereditários raros, como Doença de Darier e doença de Hailey-Hailey.

Unha meio a meio: outra leuconiquia aparente, é opaca e envolve a porção inicial da unha. São predominantes em casos de insuficiência renal crônica avançada.

Leuconiquia total: possível mutação genética nascença, que pode ocorrer também após lesão grave da unha ou devido a doenças como vitiligo, síndrome nefrótica, hanseníase, por exemplo.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas