Tesla quer construir “gigafactory” de carros elétricos na Coreia e no México
A Tesla, sob o comando do bilionário Elon Musk, está pretendendo construir uma nova e gigantesca fábrica própria – chamada de “gigafactory” – na Coreia do Sul. Os detalhes foram discutidos em uma reunião entre Musk e o presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol, em visita aos EUA nesta semana.
O encontro ocorreu a pedido do próprio Musk. Segundo a agência de notícias coreana Yonhap, e divulgados pelo Electrek, Yoon ressaltou ao empresário que a Coreia do Sul “possui robôs manufaturados de classe mundial e uma força de trabalho avançada, tornando-a um local ideal para administrar uma gigafactory”.
O CEO da Tesla, por sua vez, teria afirmado que espera visitar a Coreia do Sul em breve e que o país era um dos principais candidatos para a nova fábrica.
Vale lembrar que a Tesla anunciou em março a construção de uma gigafactory no México, com o objetivo de produzir carros de última geração. Porém, o cronograma do projeto ou mais detalhes sobre a produção não foram divulgados.
Atualmente, a Tesla conta com cinco gigafactorys em operação, sendo localizadas em Nevada, Texas e Nova York, nos EUA; Xangai, na China; e Berlim, na Alemanha. O Canadá também é considerado como um potencial local para uma nova fábrica.
No caso específico da nova infraestrutura no México, o local escolhido para a construção foi os arredores da cidade de Monterrey, a cerca de sete horas de carro da sede da Tesla, nos EUA. O investimento total será de aproximadamente US$ 10 bilhões.
Inclusive, a empresa conseguiu um acordo com o governo mexicano para ter uma faixa dedicada a carros e caminhões da Tesla, na divisa entre o estado mexicano de Nuevo Leon e os Estados Unidos. O objetivo é reduzir o tempo de espera das cargas que passam pela fronteira.
No último evento para investidores da empresa, Musk também anunciou que pretende ampliar a área da sua primeira gigafactory, montada em Nevada. De acordo com o The Verge, a ideia é investir US$ 3,6 bilhões para a fabricação de células para baterias dos seus carros elétricos.
Já a gigafactory coreana vem sendo negociada desde novembro do ano passado. Ela faz parte dos planos da empresa de expandir em 50% as vendas de veículos, atingindo 20 milhões de unidades em 2030.
A planta de Xangai fica a apenas 800 km da península coreana. Porém, considerando que esta região comporta metade da população mundial, a Tesla entende que o local precisa de mais uma fábrica.
Além disso, a Coreia do Sul também tem se tornado um importante país fornecedor de baterias, e conta (ainda) com a vantagem de ter livre comércio com os Estados Unidos — algo que a China não tem.