Uma equipe de pesquisadores do Instituto Max Planck de Pesquisa Demográfica, na Alemanha, se debruçou para entender como os níveis de testosterona nos homens pode estar ligados a dados sobre desemprego.
A testosterona é um hormônio presente em maior grau em homens, mas também em mulheres, responsável por desenvolver testículos e próstata, além de características como crescimento de pelos, aprofundamento da voz e entre outros.
Participaram do estudo 2.000 homens empregados e 110 desempregados. Os pesquisadores acompanharam os níveis de testosterona sérica deles junto com seu status de emprego. Essa análise durou dois anos, entre 2011 e 2013.
Os resultados mostraram que níveis mais altos do hormônio estavam diretamente ligados ao baixo nível de desemprego. Assim, o estudo nos mostra que a testosterona pode estar ligada à chance de encontrar emprego.
Existem várias teorias, mas o pesquisadores não sabem dizer ao certo o que explica essa ligação. Uma das teorias diz que o hormônio pode aumentar os comportamentos competitivos e a assertividade, o que pode ser um bom presságio para os candidatos em uma entrevista.