TikTok pode ser banido dos EUA se continuar com ByteDance; entenda
O governo dos Estados Unidos está ameaçando banir o TikTok caso a rede social de vídeos não se separe da empresa chinesa ByteDance, de acordo com informações do Wall Street Journal.
Tramita no Congresso norte-americano um projeto de lei que visa proibir empresas estrangeiras de operar no país em caso de “ameaças à segurança nacional”, podendo banir softwares da Rússia e da China. O governo do país acredita que a coleta de dados no aplicativo, como biometria e localização, por exemplo, podem ir para o governo chinês.
Esta não é a primeira tentativa de banir o TikTok dos Estados Unidos. Em 2020, Donald Trump tentou proibir o aplicativo no país. Além disso, a rede social também já foi proibida nos celulares de funcionários dos governos dos EUA, Canadá e da União Europeia.
O que diz o TikTok sobre banimento nos Estados Unidos?
Um porta-voz do TikTok declarou que a venda não modificaria o fluxo de dados da plataforma, além de afirmar o “desinvestimento” da empresa no app não é a saída.
“Se proteger a segurança nacional é o objetivo, o desinvestimento não resolve o problema: uma mudança de propriedade não imporia novas restrições aos fluxos de dados ou acesso. A melhor maneira de lidar com as preocupações com a segurança nacional é com a proteção transparente baseada nos EUA de dados e sistemas de usuários dos EUA, com monitoramento, e verificação de terceiros”, disse.
Na próxima semana, o presidente-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, irá ao Congresso dos EUA para responder sobre operações e se defender das acusações de vínculos com o governo da China.