A web está bem estragada atualmente. Governos espionam civis, alguns bloqueiam sites específicos, e empresas como a Amazon dominam o negócio de serviços de nuvem. Mas e se você pudesse descentralizar a web, com mais privacidade, menos controle governamental, e menos influência das grandes corporações?

>>> O pai da internet tem um plano para preparar nossa vida digital para o futuro
>>> Tim Berners-Lee: nós precisamos de uma constituição para a internet

Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web, quer fazer exatamente isso. Sir Tim recentemente se juntou a alguns dos melhores cientistas da computação do mundo em uma igreja em São Francisco em um evento chamado Decentralized Web Summit, no qual os participantes fizeram um brainstorming para chegar a meios para a internet ser mais amplamente distribuída. Os tecnólogos mais espertos do planeta que apareceram para as discussões incluem o arquiteto da internet Vint Cerf e Brewster Kahle, fundador do Internet Archive.

Durante o encontro, foi discutido como fazer uma internet sem controle centralizado. Os tópicos dessa discussão incluíram novos métodos de distribuição de páginas na web sem o uso de um servidor web padrão, a adição de criptografia em diversas partes da web, e um arquivamento de todas as versões de uma página da web. Também foram discutidos pagamentos e blockchains. Todas as discussões se concentraram em como distribuir, processar e hospedar dados sem controle centralizado.

Reportagens recentes sobre espionagem governamental e a influência de empresas como Facebook, Google e Amazon levantaram questionamentos na comunidade tecnológica em relação a quem controla nossos dados. É importante ressaltar que os participantes do evento não têm a intenção de mudar serviços online como o Facebook ou o Google. Em vez disso, eles buscam formas para páginas da web serem criadas, nomeadas e gerenciadas. No sistema atual, é fácil para governos monitorarem pessoas comuns ao simplesmente observar um endereço de internet e quem está visitando sites. No futuro, pode ser difícil identificar como alguma pessoa usa a web.

A ideia de criar uma web descentralizada não é exatamente nova. Tim Berners-Lee bate nessa tecla há anos. Em 2014, ele disse que se preocupava com o fato de “depender de grandes empresas, e um grande servidor” porque é algo que ele acredita que freia a inovação. No evento desta semana, Berners-Lee esclareceu esse sentimento.

“A web já é descentralizada”, disse o inventor da web. “O problema é o domínio de um único motor de busca, uma grande rede social, um Twitter para microblogs. Não temos um problema de tecnologia, e sim um problema social.” Então mesmo que os participantes do encontro consigam descentralizar a web do ponto de vista técnico, o problema de empresas como Facebook e Google controlarem coisa demais vai continuar existindo.

[New York Times]

Imagem: AP