Título de eleitor: veja como emitir e regularizar online; prazo termina quarta-feira (4)
Nesta quarta-feira (4) termina o prazo para regularizar seu título de eleitor. Se você precisa emitir e transferir — ou, no caso de pessoas trans, colocar o nome social no documento — essa é a hora.
Assim como acontece em todo ano de eleição, a maioria das pessoas deixa para regularizar o documento na última hora. Se você é uma delas, veja como fazer essas mudanças online.
Recentemente, mostramos aqui no Gizmodo Brasil como fazer a emissão do título online. Mas vale reforçar que, além de emitir, todos os outros serviços relacionados ao documento eleitoral podem ser feitos de forma prática e sem precisar sair de casa. Confira.
Emissão
Quem vai tirar pela primeira vez precisar acessar a página de Autoatendimento do Eleitor, do TSE e clicar na opção “Tire seu título”. Para comprovar a sua identidade, são solicitados: uma selfie (foto frontal) segurando um documento oficial com foto, imagens de frente e verso do mesmo documento, e um comprovante de residência (conta de água, luz, celular ou carnê de IPTU, por exemplo).
Importante: homens acima de 19 anos que ainda não tenham título terão de apresentar um comprovante de quitação do serviço militar para o alistamento.
Transferência
Na mesma página de Autoatendimento do Eleitor, também é possível solicitar a transferência. Para realizar o procedimento, é necessário residir em no mínimo 90 dias na nova cidade, não ter débitos com a Justiça Eleitoral e não ter transferido ou tirado a primeira via do título nos 12 meses anteriores.
Nome social
Pessoas transexuais ou travestis também podem requerer o uso do nome social no título em apenas alguns instantes. Basta acessar a mesma página das outras opção de Autoatendimento do Eleitor e fazer o pedido de mudança. Caso ainda tenha alguma dúvida, clique aqui para assistir a um vídeo explicativo.
Regularização
Para transferir, emitir ou mudar o nome social, seu título de eleitor precisa estar regular. Para saber se está com alguma pendência ou não, tudo é feito também através do Autoatendimento do Eleitor. Na página, basta clicar em “atendimento ao leitor” e nessa aba abrirá uma lista de opções. Clique na quarta opção “consulte a situação do título eleitoral”.
- Pagamento
Caso esteja irregular, clique em “multa eleitoral”, que abrirá a página de “quitação de multas”, role a tela até o final para preencher a parte chamada “Consulta de débitos do eleitor”. Na sequência, clique em “Consultar”, serão exibidos os seus débitos.
Se prefere emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), o boleto deve ser pago no Banco do Brasil. Se optar seguir pela opção “Pagar”, você será direcionado para a página do PagTesouro e poderá optar pelo pagamento por Pix ou por cartão de crédito.
E por falar em serviços online, além de regularizar seu título, você ainda pode ter ele na palma da sua mão, ou melhor, na tela do seu celular sempre. O app E-titulo está disponível para download em dispositivos android e iOS, assim como outros documentos importantes. Confira aqui.