Ciência

Trincheira funerária é descoberta no local da Batalha de Waterloo

A trincheira funerária servia para a rápida remoção dos mortos e feridos do hospital de campanha após a Batalha de Waterloo
Imagem: Waterloo Uncovered/Divulgação

Arqueólogos e veteranos militares descobriram uma sangrenta trincheira funerária — utilizada para coletar restos mortais do campo de batalha — no local onde ficava o hospital de campanha durante a Batalha de Waterloo.

whatsapp invite banner

A Batalha de Waterloo, travada em uma vila ao sul de Bruxelas, marcou o fim do reinado de Napoleão Bonaparte. 

O exército do Duque de Wellington, com o apoio dos prussianos, derrotou as forças francesas, mas o custo humano foi imenso: pelo menos 20 mil homens perderam suas vidas.

A Batalha, que inclusive inspirou o primeiro grande sucesso do ABBA, mudou os rumos da Europa e posicionou a Inglaterra no centro do poder mundial.

Agora, uma escavação de uma semana descobriu uma fossa cavada especificamente para a rápida remoção dos mortos e feridos do hospital após a batalha. Nela, arqueólogos encontraram restos mortais de humanos e animais, separados por uma barreira improvisada de caixas de munição.

Na parte norte da trincheira, os arqueólogos descobriram restos de um touro e de pelo menos sete cavalos. Muitos desses cavalos tinham sinais de abate, enquanto outros foram sacrificados com um tiro de mosquete.

Ao sul, uma pilha de membros humanos amputados, muitos ainda com marcas de serrote cirúrgico, foi encontrada junto ao esqueleto de um soldado descoberto em 2022.

Arqueólogos e veteranos trabalham nas escavações da trincheira. Imagem: Waterloo Uncovered/Divulgação

De acordo com Tony Pollard, diretor de arqueologia da Universidade de Glasgow, a descoberta é única no contexto da arqueologia napoleônica.

“O formato da trincheira, com todos os restos de animais de um lado da barreira de munição e os restos humanos do outro, sugere fortemente que os homens que enterraram os mortos tentaram oferecer-lhes um certo nível de dignidade e respeito, apesar do cenário horrível em que se encontravam enquanto removiam os corpos do hospital de campanha”, afirma Pollard.

Trincheira de Waterloo é resultado da combinação entre arqueologia e terapia

A organização de caridade Waterloo Uncovered, que combina arqueologia com suporte a veteranos de guerra, descobriu a trincheira, em uma fazenda na Bélgica.

Aliás, o fundador da organização é Charles Wellesley, 9.º Duque de Wellington, descendente de Arthur Wellesley, o primeiro Duque de Wellington. O comandante utilizou a fazenda como hospital de campanha durante a batalha.

O programa de escavação da Waterloo Uncovered oferece a veteranos de guerra a oportunidade de participar de trabalhos arqueológicos revolucionários e receber tratamento psicológico simultaneamente.

Um desses veteranos que descobriu a trincheira é Clive Jones. Jones estava em serviço durante o atentado de 1982 em Hyde Park, em Londres, que matou 11 militares e sete cavalos do exército britânico e inspirou a música “The Gunner’s Dream”, do Pink Floyd.

Jones afirmou que sentiu um grande impacto ao descobrir os esqueletos dos sete cavalos na trincheira de Waterloo. “Eu pensei que o soldado morto me afetaria mais. No entanto, foram os cavalos. Eles me levaram de volta aos horrores do dia do atentado de Hyde Park”.

Clive Jones e outro veterano encontram restos de cavalo durante escavação em trincheira de Waterloo. Imagem: Waterloo Uncovered/Divulgação

De acordo com Jones, as escavações de Waterloo servem para os veteranos explorarem as consequências da sangrenta batalha e, ao mesmo tempo, lidarem com as consequências das batalhas que travaram.

Desse modo, a descoberta da trincheira funerária em Waterloo não apenas lança luz sobre um capítulo sombrio da história, mas também oferece aos veteranos de guerra uma oportunidade única de cura e conexão através da arqueologia.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas