Ciência

Tropas estelares? Novo administrador da NASA quer militares no espaço

Isaacman não revelou a estratégia para enviar militares ao espaço. Porém, o novo capítulo da NASA só começa após a aprovação do Senado.
Imagem: X/Reprodução

O novo administrador da NASA, Jared Isaacman, fez sua primeira aparição pública na última quarta-feira (11) e revelou um plano ousado de enviar militares dos EUA ao espaço — algo similar ao filme “Tropas estelares”.

Black Friday
PlayStation®5 Slim Disk + 2 Jogos
R$ 4.199

Aliás, a primeira aparição pública do novo administrador da NASA, após indicação de Donald Trump, ocorreu na Conferência Spacepower, da Associação da Força Espacial dos EUA, em Orlando.

Os organizadores anunciaram o evento como uma discussão sobre a recente viagem espacial de Isaacman ao espaço. Para quem não se lembra, Jared Isaacman é um bilionário norte-americano que se tornou o primeiro civil a realizar uma caminhada espacial. 

Durante uma conversa com o chefe da associação da Força Espacial dos EUA, Isaacman focou em pontos como o foguete Starship, da SpaceX. Além disso, o bilionário rasgou elogios a outras empresas privadas.

A propósito, o título original de “Tropas Estelares” é “Starship Troopers”, mostrando um futuro no qual os interesses da Terra se tornaram interestelares, exigindo a presença de militares no espaço para defender os humanos de alienígenas. Reveja o trailer:

O novo administrador da NASA, ao falar da nova espaçonave da SpaceX, destacou a necessidade de um papel militar no espaço para proteger “interesses econômicos” dos EUA.

Isso porque, devido à crescente presença humana no espaço, principalmente de nações diferentes, Isaacman ressaltou a necessidade de militares no espaço.

Curiosamente, após citar o super foguete, o novo administrador da NASA cita a China e a exploração de Marte como um dos motivos pela necessidade militar espacial.

Você pode conferir o momento, que começa em 34:27, no vídeo da conferência:

“Esta é a trajetória que a humanidade vai seguir e os Estados Unidos vão estar na ponta. Por isso, vamos precisar de guardiões no espaço para nos proteger”, disse Isaacman.

Sobre os “guardiões”, Isaacman não se refere a Peter Quill e companhia (de “Guardiões da Galáxia”), mas, sim, aos membros da Força Espacial dos EUA. Por ser parte das forças armadas, os militares receberam esse título para diferenciar o serviço espacial da força aérea.

Criada em 2019 durante o primeiro governo Trump, as Forças Espaciais dos EUA são uma resposta ao desenvolvimento militar espacial da Rússia e da China.

Desde então, as Forças Espaciais dos EUA se interligam – sem querer – com a cultura pop. Além dos “guardiões”, a insígnia da Força Espacial gerou memes por ser quase uma cópia da logo de “Star Trek”. Aliás, Mark Hamill — o Luke Skywalker de “Star Wars” — notou a semelhança:

Sobre as “Tropas Estelares”, além do futuro administrador não informar como enviará militares ao espaço, o novo capítulo da NASA só começa após aprovação do Senado.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas